Que informações são utilizadas durante o tratamento de feridas?
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n1ID23593Palavras-chave:
Necessidades de informação, Informação em saúde, Sistemas de informação, Fontes de InformaçãoResumo
Durante o tratamento de feridas, profissionais de enfermagem precisam consultar várias informações para decidirem o que fazer e precisam registrar as informações produzidas. Este trabalho relata uma investigação sobre as necessidades informacionais de profissionais de enfermagem durante o tratamento de feridas. Foi aplicado um questionário com 14 perguntas para 50 participantes de um curso de Terapia Larval, um tipo de tratamento de feridas. O questionário abordava o perfil dos participantes e suas necessidades informacionais. Após a análise descritiva individual dos dados coletados em cada pergunta, analisou-se possíveis relações entre algumas respostas para verificar a influência do perfil do participante sobre sua necessidade informacional. Identificou-se informações importantes sobre o paciente, suas feridas, fontes de informação utilizadas, modos de registro de informações produzidas durante os atendimentos, e sobre os tipos de apoio informacional que um software poderia oferecer para apoiar o tratamento de feridas. Uma melhor compreensão das necessidades informacionais durante o tratamento serve de insumo para o oferecimento de um melhor suporte informacional aos profissionais e pacientes envolvidos.
Downloads
Referências
CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: Método Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3. ed. Artmed, 2010.
FIGUEIREDO, N.M. Estudo de uso e usuários da informação. Brasília: Ibict, 1994.
FINK, A. The Survey Handbook. 2nd ed. London, UK; Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2003.
GARCIA, T.R.; NOBREGA, M.M.L. Processo de enfermagem: da teoria à prática assistencial e de pesquisa. Esc. Anna Nery Rev Enferm., v. 13, n. 1, p. 816-818, jan./mar. 2009.
KORDESTANI, S.S. Wound Care Management. In: KORDESTANI, S.S. (ed.) Atlas of Wound Healing: A Tissue Regeneration Approach. St. Louis, MO: Elsevier, 2019. Chapter 5, p. 31-47.
MARTINEZ-SILVEIRA, M.; ODDONE, N. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 2, p. 118-127, ago. 2007.
SANTOS, J.B.D.; PORTO, S.G.; SUZUKI, L.M.; SOSTIZZO, L.Z.; ANTONIAZZI, J.L.; ECHER, I.C. Avaliação e tratamento de feridas: orientações aos profissionais de saúde. Porto Alegre, RS: Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/34755. Acesso em: 4 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.