A categoria informação como espaço de hibridação
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2024v8n1ID34209Palavras-chave:
filosofia da informação, hibridação, hegemonia, sistemas simbólicos, culturaResumo
Este trabalho busca articular, de forma inicial, a ideia de hibridação, de Néstor García Canclini, argumentando que a informação é um dispositivo representativo de um sistema simbólico; um espaço de hibridação cultural que homogeneíza processos heterogêneos, sendo constituído em dispositivo que encapsula uma estrutura dominante de poder que se ordena pela hegemonia como um espaço de circulação de entidades e de poder em negociação.
Downloads
Referências
BADIOU, A. Em busca do real perdido. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. São Paulo: Graal, 2012.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.
GARCÍA CANCLINI, N. Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad. Barcelona: Gedisa, 2004.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio : Apicuri, 2016.
HAN, B.-C. Psicopolítica. Belo Horizonte: Aynê, 2018.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MEDEIROS, J. Compreensões sobre o dispositivo: da informação à via para profanação. Informação & Informação, v. 22, n. 3, p. 158-177, set./out. 2017.
MOUFFE, C. Sobre o político. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
SANTAELLA, L. As linguagens como antídotos ao midiacentrismo. Matrizes, v. 1, n. 1, out. 2007.
TÁLAMO, M. F. G.; SMIT, J. W. Ciência da Informação: a transgressão metodológica. In: PINTO, V. B. et al. (org.). Ciência da Informação: abordagens transdisciplinares, gêneses e aplicações. Fortaleza: Edições UFC, 2007.
WILLIAMS, R. Cultura. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jackson da Silva Medeiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.