Linguagem Simples e competência crítica informação no setor público

abrindo caminho para uma consciência crítica em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38170

Palavras-chave:

linguagem simples, competência crítica em informação, serviço público, estado, consciência crítica em informação

Resumo

Desamparo, frustração, impotência, raiva. Quando cidadãos e cidadãs recorrem à administração pública, mas deixam de obter informações, acessar direitos ou cumprir deveres por não conseguirem decifrar a linguagem burocrática, cresce o abismo entre Estado e sociedade civil. Apesar dos crescentes esforços de governos para agilizar a prestação de serviços à população no ambiente digital, ainda são muitos os obstáculos rumo a um pleno exercício da cidadania. No Brasil, um país com percentuais ainda expressivos de analfabetismo, é tarefa urgente facilitar o entendimento das informações públicas, mesmo às pessoas com baixo letramento. Nos últimos anos, agentes públicos brasileiros lideram um movimento pela adoção da chamada Linguagem Simples (do inglês plain language) nos serviços prestados à sociedade. Este artigo, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, propõe um diálogo teórico entre uma abordagem crítica da Linguagem Simples, como técnica e causa social, e a prática da competência crítica em informação, sob as lentes da Ciência da Informação. O percurso teórico-metodológico compreende pesquisa bibliográfica e documental para contextualização do problema e estabelecimento de pontos de articulação entre os dois conceitos. Como resultado, identificamos que os caminhos da Linguagem Simples e da competência crítica em informação convergem rumo à práxis transformadora e em busca de justiça social, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma consciência crítica em informação. Por fim, argumentamos que, criticamente conscientes, servidores e servidoras poderiam identificar as barreiras impostas à cidadania pelo chamado burocratês, e, quem sabe, superá-las para ampliar o acesso da população às informações e aos serviços públicos.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Alexandre Borges, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. 

Arthur Coelho Bezerra, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado também pela UFRJ. Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com bolsa PQ2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Professor do Programa de Pós-Graduaçãoem Ciência da Informação (PPGCI IBICT UFRJ).

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

BORGES, A. L. A. .; BEZERRA, A. C. . Linguagem Simples e competência crítica informação no setor público: abrindo caminho para uma consciência crítica em informação . Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38170 , 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38170. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38170. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação