Redes, territórios e cidades

a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2023v6n36ID31468

Palavras-chave:

Ação social, Cidades, Rede social, Territórios

Resumo

A complexidade dos problemas sociais e o contexto generalizado de incerteza coloca aos interventores sociais e aos decisores políticos um conjunto de desafios complexos face a uma realidade sistémica, em que os problemas sociais devem ser considerados de forma integrada e holística. Este artigo tem como objetivo analisar o diagnóstico da rede de ação social da Área Metropolitana de Lisboa (Portugal), sistematizando as principais problemáticas identificadas neste território. A abordagem metodológica deste estudo recorreu à Social Network Analysis para mapear as lógicas de interação nos domínios de intervenção da rede social da Área Metropolitana de Lisboa, tendo por base os diagnósticos sociais existentes. A partir deles foram identificadas diversas dinâmicas da rede e a sua relação com o território. Posteriormente, optámos por centrar a análise na ação social e, a partir daí, proceder ao tratamento de dados através de análise de conteúdo categorial. Este processamento dos dados conduziu à sistematização de resultados quanto às problemáticas diagnosticadas como eixos de atuação prioritária. Verificou-se que os municípios da Área Metropolitana de Lisboa necessitam de um maior reforço na atualização periódica do diagnóstico do território, em particular num período em que assiste à transferência de competências de ação social do Estado Central para o Poder Local. Consequentemente, é necessário um envolvimento mais participado dos diferentes parceiros da Rede Social destes territórios, para que efetivamente se possa detetar, prevenir e atuar perante os problemas e necessidades sociais prioritários, visando à promoção dos recursos e potencialidades da rede para um melhor desenvolvimento social e local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Fialho, Universidade Lusíada

Professor no Instituto Superior de Gestão. É analista de redes sociais e investigador integrado do CLISSIS – Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social da Universidade Lusíada.

Inês Casquilho-Martins, Universidade Lusíada

Doutorada em Serviço Social pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Professora Auxiliar no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (Universidade Lusíada) e Professora Auxiliar Convidada no Laboratório de Competências Transversais (LCT-iscte). Investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-iscte) no grupo Política e Cidadania e no CLISSIS - Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.

BRANCO, Francisco. Acção social, individuação e cidadania: a construção do acompanhamento social no contexto do estado social activo. Cidades-Comunidades e Territórios, Lisboa, n. 17, p. 81-91, 2008.

BRYMAN, Alan. Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press. 2012.

CARDOSO, Maria Júlia Faria. Assistência, acção social e municípios: apontamentos históricos e desafios actuais. Intervenção Social, Lisboa, n. 41, p. 121–140, 2013.

CASQUILHO-MARTINS, Inês. Modelos de proteção social em sociedades com programas de austeridade. Tese (Doutoramento em Serviço Social), Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2018.

DRISKO, James W.; MASCHI, Tina. (2016). Content Analysis. Oxford: Oxford University Press. 2016.

FIALHO, Joaquim (org). Manual para a intervenção social. Da teoria à ação. Lisboa: Edições Sílabo. 2021

______ (org). Redes Sociais. Como compreendê-las? Uma introdução à análise de redes sociais. Lisboa: Edições Sílabo. 2020

______. Análise de Redes Sociais. Algumas pistas para aplicação à saúde. Economia e Sociologia, Évora, n. 83, p.185-203, 2007.

FIALHO, Joaquim; SILVA, Carlos; SARAGOÇA, José (coord.). Diagnóstico social. Teoria, metodologia e casos práticos. 2ª Ed (revista e corrigida), Lisboa: Edições Sílabo. 2017.

FORTIN, Marie-Fabienne. O processo de investigação: da concepção à realização. 5.ª Loures: Lusociência. 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. A Área Metropolitana de Lisboa em Números -2018. Lisboa: Instituto Nacional de Estatística, I.P. 2020.

MOZZICAFREDDO, Juan. Estado Providência e Cidadania em Portugal. Oeiras: Celta. 1997.

RODRIGUES, Fernanda. Assistência Social e Políticas Sociais em Portugal. Lisboa: ISSS. 1999.

Downloads

Publicado

14-02-2023

Como Citar

FIALHO, J.; CASQUILHO-MARTINS, I. Redes, territórios e cidades: a rede de ação social na área metropolitana de Lisboa. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 6, n. 36, p. c31468, 2023. DOI: 10.21680/1982-1662.2023v6n36ID31468. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/31468. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ REDES, TERRITÓRIOS, CIDADES