AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL: ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO

Autores

  • Jéssica Da Silva Vieira UFCG

Palavras-chave:

Transformações do rural. Empresário Rural. Agricultura.

Resumo

Diversas abordagens surgem no meio rural com o intuito de tratar sobre o processo de modernização/desenvolvimento do campo, trazendo questões sobre a passagem do modelo agrícola tradicional ao modelo tido como capitalista voltado ao desenvolvimento urbano, com novas relações de produção. Contudo a chamada “dicotomia” campo-cidade ganha relevância nesse debate, que se volta para as diferenças entre o mundo rural e urbano, assim também como para os atores envolvidos nesse processo, que ocuparão um lugar especial no debate, onde inicialmente está presente o camponês com um estilo de vida voltado à agricultura no modelo familiar e em seguida surge o empresário rural dado como dirigente da empresa agrária, gerador de crescimento econômico e sociocultural. Dessa maneira diversos estudiosos em suas diferentes análises traçam um debate sobre o desenvolvimento rural. Nesse sentido, o presente trabalho insere-se no esforço de compreensão das transformações do mundo rural, a partir dos chamados rural tradicional e rural moderno, considerando a visão de alguns estudiosos como Brandemburg (2010), Florestan Fernandes (1963) e Maria de Nazaré Wanderley (2011), que em suas analises do mundo rural abordam sobre os seus primórdios – a partir da ocupação de territórios, grandes propriedades, entre outros - assim como a sua transformação à partir da modernização da agricultura, como também os atores envolvidos em todo esse processo, o qual chamaremos de empresários rurais que aparecem como novos agentes agrários e econômicos, se integrando ao mercado com novas técnicas de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Da Silva Vieira, UFCG

Cientista social e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

VIEIRA, J. D. S. AS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO RURAL: ENTRE O TRADICIONAL E O MODERNO. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 296–306, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/6888. Acesso em: 19 abr. 2024.