OS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS: PRÁTICAS DE PODER NÃO INSTITUCIONALIZADO NO ESPAÇO PRISIONAL

Autores

  • Hilderline Câmara Oliveira UnP

Palavras-chave:

Linguagem. Poder. Repertórios linguísticos. Cotidiano prisional.

Resumo

O presente estudo versa sobre os repertórios linguísticos enquanto prática de poder não institucionalizado no espaço prisional e é fruto de uma pesquisa de doutorado em Ciências Sociais que teve como tema central a linguagem como prática social no cotidiano da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), unidade integrada ao Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte (SISPERN). No aspecto metodológico, o estudo se situa numa abordagem qualitativa, que teve como principal instrumento a entrevista. A investigação foi possível mediante a utilização de instrumentos de coleta de dados, como: a observação direta no cotidiano prisional, o diário de campo como procedimento etnográfico do pesquisador, a análise documental dos prontuários dos internos e a aplicação de entrevista semiestruturada, junto aos sujeitos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que o cotidiano prisional da PEP se caracteriza por uma diversidade sociocultural expressa nas relações de poder não institucionalizado, que contribui para a formação e divisão de grupos, de modo que cada um dispõe de um conjunto de códigos/repertórios de sustentação da linguagem. Por isso, a linguagem, no cotidiano prisional, é um dos caminhos para compreender a singularidade das relações de sociabilidade e uma prática social mediada por relações/exercícios de poder e de interesses antagônicos, nos quais cada grupo visa, a priori, atender aos seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilderline Câmara Oliveira, UnP

Assistente Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Doutora em Ciências Sociais, Mestre em Serviço Social e Especialista em Antropologia Cultural - UFRN. Faz parte do corpo docente do Programa do Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar (UnP).

Downloads

Publicado

08-08-2016

Como Citar

CÂMARA OLIVEIRA, H. OS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS: PRÁTICAS DE PODER NÃO INSTITUCIONALIZADO NO ESPAÇO PRISIONAL. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 152–168, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/9932. Acesso em: 29 mar. 2024.