A(s) DEMANDAS DA ECONOMIA E O CASO VIDA-PRODUÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Wellington Pereira de Queirós UFMS
  • Gabriel Leandro Revelo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Inês de Affonseca Jardim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Clair de Luma Capiberibe Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29981

Palavras-chave:

Recontextualização. Bernstein. Hibridismos. Caso Vida-Produção. BNCC.

Resumo

Resumo: O presente estudo objetiva a realização de uma análise a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a fim de trazer a tona os pressupostos ideológicos, os interesses econômicos e políticos presentes no documento. Para tanto, utilizamos o referencial teórico Basil Bernstein (1924 – 2000) com seus conceitos de recontextualização e hibridismo fundamentados nas categorias dos textos privilegiados, textos privilegiantes, textos globalizantes, códigos restritos e códigos elaborados. No decorrer da análise, evidenciamos aquilo que está velado no texto do documento: uma concepção de educação reducionista, com objetivos tecnicistas, com critérios mercadológicos e de produção subsumida aos interesses neoliberais internacionais. Desta forma, este ensaio é uma denúncia do interesse que se oculta no texto da BNCC: uma educação que visa formar as pessoas para o mundo do trabalho, além de contribuir para um ensino alienante e domesticador, que não oferece subsídios para os cidadãos intervirem politicamente em sua realidade, na intensa busca para a transformação social, com viés emancipatório.

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Publicado

21-10-2022 — Atualizado em 24-10-2022

Versões

Como Citar

PEREIRA DE QUEIRÓS, W.; REVELO, G. L. .; AFFONSECA JARDIM, M. I. de .; NUNES, R. C. N. A(s) DEMANDAS DA ECONOMIA E O CASO VIDA-PRODUÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 44–63, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2020v20n1ID29981. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/29981. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino