ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO DO TIPO CRIATIVA

UM RELATO DE TRIAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Tatiana Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Júlia Reis Negreiros Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Isabella Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Giovanna Julia Fusaro
  • Lais Rovina Batagin Pontifícia Universidade Católica de Campinas,

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30992

Palavras-chave:

criatividade, universidade, identificação, avaliação

Resumo

o presente estudo visou realizar uma triagem visando identificar, dentre universitários de um curso de Psicologia, aqueles que apresentavam sinais indicadores de altas habilidades ou superdotação do tipo criativa. Alunos que cursavam o 5º semestre de uma instituição privada, em um total de 124 estudantes, com idades entre 19 e 39 anos (M=21,1 anos; DP=2,61), sendo 101 do sexo feminino (81,5%) participaram da pesquisa. A amostra respondeu a um teste de criatividade figural, composto por duas atividades, nas quais são fornecidos estímulos incompletos, os quais devem ser respondidos sob a forma de desenhos. A pontuação total de cada estudante foi calculada, bem como a média e desvio padrão da amostra. A fim de identificar os estudantes que apresentavam sinais indicadores de AH/SD criativa, adotou-se o critério estabelecido na literatura, ou seja, pontuação correspondente a dois desvios padrão acima da média, de modo a caracterizar a superdotação. Cinco estudantes preencheram esse critério, cerca de 4% da amostra total. Um segundo critério, desempenho de um desvio padrão acima da média, também foi aplicado, de modo que mais 16 estudantes foram identificados com altas habilidades, além dos cinco já selecionados pelo critério anterior. Os resultados indicaram a presença de estudantes com sinais indicadores de altas habilidades/superdotação na área criativa e que, até o presente momento, não haviam sido identificados ao longo de sua trajetória escolar. A indicação de avaliação mais aprofundada será encaminhada aos estudantes com indicadores, recomendando-se que pesquisas voltadas à identificação de outros tipos de superdotação possam ser conduzidas na instituição.

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Biografia do Autor

Júlia Reis Negreiros, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 

Isabella, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, bolsista Fapesp de iniciação científica. 

Giovanna Julia Fusaro

Graduanda do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, bolsista de iniciação científica Fapesp. 

Lais Rovina Batagin, Pontifícia Universidade Católica de Campinas,

Graduanda do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, bolsista de iniciação científica Fapesp. 

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Publicado

28-01-2023

Como Citar

NAKANO, T.; REIS NEGREIROS, J.; WONSIK CANO, I. .; FUSARO, G. J.; ROVINA BATAGIN, L. ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO DO TIPO CRIATIVA: UM RELATO DE TRIAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 21–37, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30992. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30992. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Inclusão e diversidade no ensino superior