EXPLORANDO A CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA
UM ENFOQUE NA ANÁLISE E CRIAÇÃO DE MEMES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36011Palavras-chave:
memes, espanhol como língua estrangeira (ELE), redes sociais, educação digital, criatividade linguísticaResumo
Este artigo propõe incorporar a análise e criação de memes no ensino de espanhol como língua estrangeira, utilizando as redes sociais como ferramentas educativas. Destaca-se a importância de familiarizar os alunos com os memes, desenvolver sua competência comunicativa, fomentar a criatividade e o pensamento crítico, e refletir acerca do uso da linguagem e do humor em diferentes contextos. Para tal, explorar-se o papel do Instagram como plataforma mediadora nas interações sociais, destacando sua relevância na esfera educativa para a análise e produção de memes. Além disso, examina-se a natureza dos textos multimodais no ambiente digital e explora como esses textos se tornaram uma forma de comunicação contemporânea amplamente utilizada, especialmente nas redes sociais; analisa o meme como um gênero discursivo emergente na cultura digital, explorando suas características e sua relevância no ensino de línguas estrangeiras. Por fim, apresenta-se uma proposta didática para integrar a análise e a criação de memes no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE): esta proposta oferece uma oportunidade prática e divertida para que os alunos explorem a língua e a cultura espanhola através de um meio contemporâneo e relevante na sociedade digital atual.
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