ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO DO TIPO CRIATIVA
UM RELATO DE TRIAGEM NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30992Palavras-chave:
criatividade, universidade, identificação, avaliaçãoResumo
o presente estudo visou realizar uma triagem visando identificar, dentre universitários de um curso de Psicologia, aqueles que apresentavam sinais indicadores de altas habilidades ou superdotação do tipo criativa. Alunos que cursavam o 5º semestre de uma instituição privada, em um total de 124 estudantes, com idades entre 19 e 39 anos (M=21,1 anos; DP=2,61), sendo 101 do sexo feminino (81,5%) participaram da pesquisa. A amostra respondeu a um teste de criatividade figural, composto por duas atividades, nas quais são fornecidos estímulos incompletos, os quais devem ser respondidos sob a forma de desenhos. A pontuação total de cada estudante foi calculada, bem como a média e desvio padrão da amostra. A fim de identificar os estudantes que apresentavam sinais indicadores de AH/SD criativa, adotou-se o critério estabelecido na literatura, ou seja, pontuação correspondente a dois desvios padrão acima da média, de modo a caracterizar a superdotação. Cinco estudantes preencheram esse critério, cerca de 4% da amostra total. Um segundo critério, desempenho de um desvio padrão acima da média, também foi aplicado, de modo que mais 16 estudantes foram identificados com altas habilidades, além dos cinco já selecionados pelo critério anterior. Os resultados indicaram a presença de estudantes com sinais indicadores de altas habilidades/superdotação na área criativa e que, até o presente momento, não haviam sido identificados ao longo de sua trajetória escolar. A indicação de avaliação mais aprofundada será encaminhada aos estudantes com indicadores, recomendando-se que pesquisas voltadas à identificação de outros tipos de superdotação possam ser conduzidas na instituição.
Downloads
Referências
ABRÃO, J. L.; SANTOS, M. H.; GUENTHER, Z. C.; FERNANDES, P. T. Educação inclusiva para alunos com dotação e talento: perspectiva do Censo Escolar 2019. In VAZZOLER-MENDONÇA, A.; COSTA-LOBO, C.; MEDEIROS, A. M.; CAPELLINI, V. L. M. F. Altas habilidades: saúde, desporto e sociedade. Vol. 2. Cultura Acadêmica: 2019, p. 83-102.
ALENCAR, E. M. L. S. O papel da escola no desenvolvimento do talento criativo. In FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação e pais e professores. Artmed, 2007, p. 151-162.
ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. São Paulo: EPU, 2006.
ARAUJO, D. A. C.; ARAUJO, C. C. C.; ARAUJO, E. L. Educação especial no ensino superior: contribuições e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 1, p. 503-515, 2016.
BASSO, E.; RIECHI, T. I. J. S.; MOREIRA, L. C.; VEIGA, E. C. Identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, n. 3, p. 453-464, 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2021.
BRASIL (2012). Secretaria de Educação Especial - MEC. Políticas Públicas para Alta Habilidade/ Superdotação, 2012.
DELOU, C. M. C. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação no ensino superior: possibilidades e desafios. In MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. Altas habilidades/superdotação, talento, dotação e educação. Juruá, 2012, p. 129-142.
DELOU, C. M. C. Transtorno de Asperger com altas habilidades/superdotação: a dupla excepcionalidade no ensino superior. In FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. S. L. Superdotados: trajetórias de desenvolvimento e realizações. Juruá, 2013, p. 95-108.
IORIO, N. M.; CHAVES, F. F.; ANACHE, A. A. Revisão de literatura sobre aspectos das avaliações para Altas Habilidades/Superdotação. Revista Educação Especial, v. 29, n. 55, p. 413-428, 2016.
JONES, D. E.; GREENBERG, M.; CROWLEY, M. How Children’s Social Behaviors Relate to Success in Adulthood. The WERA Educational Journal, v. 8, n. 2, p. 27-33, 2016.
LUBART, T.; BARBOT, B.; BESANÇON, M. Creative Potential: assessment issues and the EPoc Battery/Potential creative: temas de evaluación y batería EPoc. Studies in Psychology, v. 40, n. 3, p. 540-562, 2019.
MARQUES, L. S.; GOMES, C. Concordâncias/discordâncias acerca do processo inclusivo no ensino superior: um estudo exploratório. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 49, p. 313-326, 2014.
MARTINS, B. A.; PEDRO, K. M.; OGEDA, C. M. M. (2016). Altas habilidades/superdotação: o que dizem as pesquisas sobre estas crianças invisíveis? Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, n. 3, p. 561-568, 2016.
MASCARENHAS, S.; BARCA, A. Descobrindo estudantes talentosos e superdotados no ensino superior brasileiro: analisando efeitos dos hábitos de estudo sobre o rendimento acadêmico. Revista AMAzônica, v. 10, n. 3, p. 280-301, 2012.
MATOS, D. M.; MOREIRA, L. C.; KUHN, C. Jovens superdotados na educação superior: um desafio para docência. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 26, p. 198-214, 2021.
OLIVEIRA, A. P.; RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F. Altas habilidades/superdotação no ensino superior: análise de dissertações e teses brasileiras. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. 1-7, 2020.
PASIAN, M. S. Development of methodologies for identification and monitoring gifted undergraduate students. In: SciELO Preprints, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2658. Acesso em 07/07/2022.
PEDRO, K. M.; MARTINS, B. A.; SILVA, R. C.; OGEDA, C. M. M. Panorama das produções acadêmicas em altas habilidades/superdotação. Revista Ibero-Americana de Educação, v. 72, n. 1, p. 9-30, 2016.
PEDRO, K. M.; OGEDA, C. M. M.; SILVA, R. C.; KOGA, F. O.; CHACON, M. C. M. Altas Habilidades/Superdotação: estudos no Brasil. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, n. 1, p. 135–139, 2016.
PÉREZ, S. G. P. B. Mitos e crenças sobre as pessoas com altas habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, v.2, n.22, p.45-59, 2003.
RANGNI, R. A.; COSTA, M. P. R. Altas habilidades/superdotação: entre termos e linguagens. Revista Educação Especial, v. 24, n. 41, p. 467–482, 2011.
RANGNI, R. A.; KOGA, F. O. altas habilidades ou superdotação em pessoas adultas: o caso de João. In VAZZOLER-MENDONÇA, A.; COSTA-LOBO, C.; MEDEIROS, A. M.; CAPELLINI, V. L. M. F. Altas habilidades: saúde, desporto e sociedade. Vol. 2. Cultura Acadêmica. p. 103-124, 2019.
RECH, A. J. D.; NEGRINI, T. Formação de professores e altas habilidades/superdotação: um caminho ainda em construção. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p.485-498, 2019.
RENZULLI, J. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, Porto Alegre, XXVII, n. 1, p. 75 –131, 2004.
RENZULLI, J. S. Reexamining the role of gifted education and talent development for the 21st century: A four-part theoretical approach. Gifted Child Quartely, v. 56, n. 3, p. 150-159, 2012.
RENZULLI, J. S. Reexaminando o papel da educação para superdotados e o desenvolvimento de talentos para o Século XXI: uma abordagem teórica de quatro partes. In A. M. R. VIRGOLIM (Org.), Altas Habilidades/Superdotação: processos criativos, afetivos e desenvolvimento de potenciais. Editora Juruá, 2018, p. 19-42.
SABATELLA, M. L. P. Talento e superdotação: problema ou solução? Editora Ibpex, 2008.
SHIMITE, A. S. O..; SILVA, N. R.; KOGA, F. O. Altas habilidades ou superdotação e educação superior: um estudo de caso. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 26, p. 81-99, 2021.
SORRENTINO, C. Creativity Assessment in School: Reflection from a Middle School Italian Study on Giftedness. Universal Journal of Educational Research, v. 7, n. 2, p. 556-562, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.