Os PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777

Palavras-chave:

serviço de apoio, professores de educação especial, necessidades educacionais específicas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal apresentar um panorama do serviço de apoio referente a Educação Especial no contexto da rede estadual de ensino do Rio Grande Norte (RN) com ênfase na atuação dos professores de Educação Especial em sala de aula comum. O aporte metodológico adotado é de cunho qualitativo (Minayo, 2015) tendo por método o Estudo de Caso (Stake, 2010). Através de uma pesquisa documental e de revisão de literatura sistemática. A fonte de coleta de dados são livros, artigos publicados e documentos legais que regem a educação especial no estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam para um serviço de apoio que considera as particularidades dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE) que estão matriculados na rede e que busca uma interlocução com os professores de sala de aula regular com foco na consolidação do trabalho colaborativo que ainda se apresenta como um grande desafio. Por fim, se faz de fundamental importância considerar que, o serviço ofertado pela rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte através da atuação dos professores de educação especial no campo das práticas inclusivas tem recebido o devido reconhecimento enquanto possibilidade de garantia do direito à educação voltado ao público da educação especial.

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Biografia do Autor

Marianna Medeiros da Silva, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer

Mestre em Educação Especial pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Especial (PPGEEsp-UFRN), na Linha de Pesquisa Processos de Ensino e de Aprendizagem na Perspectiva da Educação Especial. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atuou na Rede Pública de Ensino Municipal de Natal/RN como professora de sala de aula regular (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e na Sala de Recursos Multifuncional - SRM em uma escola de Tempo Integral. Na Rede Pública Estadual atua como Professora de Educação Especial de agosto de 2019 até setembro de 2023, hoje atua como assessora pedagógica na Subcoordenadoria de Educação Especial - SUESP/SEEC. Iniciou a trajetória acadêmica como bolsista de Iniciação Científica e de Extensão em projetos voltados para a área do Atendimento Educacional Especializado - AEE, bem como para a formação continuada de professores do Ensino Fundamental, na Base de Pesquisa sobre Educação de Pessoas com Necessidades Educação Especiais (Base NEE/CE/UFRN), no período de (2012 - 2015) e desenvolveu atividades de apoio logístico no Curso de Aperfeiçoamento: Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação Inclusiva, no período de (2013 - 2015).

Alessandra de Araújo Gonçalves Gomes, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009), com Especialização em Leitura e Literatura/FAL(2013); Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica/FAVENI (2020). Mestranda em Ciências da Educação /WUE. Possui capacitação em Atendimento Educacional Especializado/UFERSA (2016) e em Braille/ UFRJ (2018). Professora Efetiva da Rede Estadual do RN, onde já Trabalhou no Centro de Apoio Pedagógico a pessoa com deficiência Visual CAP RN. Atuou como professora do AEE na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Jorge Fernandes e no Centro de Educação Especial ( CEESP ). Trabalhou também como professora de Educação Especial na EITI Joaquim Torres. Escreveu diversos livros em Cordel. Participando como autora de Cordel no Concurso de Expressão Cultural/UFRN-2013-Cordéis para pendurar na memória. Atualmente desenvolve seus trabalhos como técnica na Subcoordenadoria de Educação Especial do RN (SUESP/SEEC) como Assessora Pedagógica.

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Publicado

24-08-2025

Como Citar

SILVA, Linda Carter Souza da; SILVA, Marianna Medeiros da; GOMES, Alessandra de Araújo Gonçalves. Os PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: UM OLHAR SOBRE O TRABALHO COLABORATIVO E A INCLUSÃO ESCOLAR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE04, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37777. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37777. Acesso em: 6 dez. 2025.

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