AQUISIÇÃO DE LIBRAS PARA OUVINTES COMO SEGUNDA LÍNGUA NO ÂMBITO HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID32097Palavras-chave:
Educação inclusivaResumo
O artigo discute a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no âmbito hospitalar. Sendo aplicada no âmbito da formação superior, no ensino técnico e regulares, como uma segunda língua, em prol dos profissionais de saúde, com o intuito de abrangência na qualidade de atendimento ao público e principalmente garantindo espaço à acessibilidade para os pacientes Surdos. O tópico comunicação, configura a necessidade em garantir os direitos para os cidadãos Surdos, pois sua manifestação estará eliminando características de exclusão, desconforto e preconceito presentes na sociedade. O foco no meio hospitalar é devido à deficiência no atendimento na área da saúde ao qual é de cunho importante oferecido como um serviço social. Sugerindo a inclusão da Libras para o meio hospitalar, dará iniciativas para melhor estudar o processo da comunicação da Língua de Sinais. É de caráter indutivo que as gestões da saúde possam promover a abordagem desse problema na educação de forma contínua assim atendendo às demandas educacionais. Ao introduzir este ajuste, pretende-se melhorar a recepção, romper raízes discriminatórias, ademais da igualdade a equidade, ou seja, além de trazer o tratamento de forma igualitária a todos, também adaptá-las às necessidades tornando mais justo o que a comunidade surda necessita. A análise dos dados bibliográficos baseadoS em menções de autores sobre o tratamento adequado oferecido ao sujeito Surdo e o comportamento na comunicação do profissional hospitalar, que poderá melhorar e prevenir riscos à vida. Contudo, usar a preparação da aquisição como uma segunda língua, foram as principais fontes de coleta deste estudo.
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