UM OLHAR BAKHTINIANO ACERCA DAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO “TAKE IN ACTION”
O ATO RESPONSÁVEL E RESPONSIVO SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DA MULHER NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41965Palavras-chave:
mulher negra, Livro Didático, língua inglesa, Teoria Dialógica da Linguagem.Resumo
Este trabalho busca investigar até que ponto as atividades de leitura da Unit 6 – Women Voices, do livro didático Take Action (Richter e Larré, 2020), direcionado aos alunos do Ensino Médio, configura-se como ato responsável que propicie questionamentos potentes que possam suscitar, no aluno-leitor, discussões referentes às questões étnico-raciais de mulheres negras, intencionando incentivar reflexões críticas acerca da referida temática. Baseando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, traçamos uma análise da primeira atividade de leitura do referido livro que abarca as fases de pré-leitura, leitura e pós leitura. O suporte epistemológico apresenta uma discussão sobre o ato responsável e o enunciado concreto pautando-se fundamentalmente em Sobral (2008), Bakhtin (2017 [1920-1924]), Miotello (2018) e Volóchinov (2019 [1930]; 2021 [1929-1930]); para o estudo sobre as questões étnico-raciais da mulher negra e do livro didático, ancoramo-nos em hooks (2013; 2020), Kilomba (2019), Ferreira (2019), Evaristo (2020), Bento (2023), entre outros. Os resultados apontam para uma preocupação das autoras em propiciar questionamentos que facultem discussões críticas e reflexivas acerca da temática da mulher negra. Ademais, sugerimos a inclusão de perguntas que possam aprofundar a discussão da temática.
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