UM OLHAR BAKHTINIANO ACERCA DAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO “TAKE IN ACTION”

O ATO RESPONSÁVEL E RESPONSIVO SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DA MULHER NEGRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41965

Palavras-chave:

mulher negra, Livro Didático, língua inglesa, Teoria Dialógica da Linguagem.

Resumo

Este trabalho busca investigar até que ponto as atividades de leitura da Unit 6 – Women Voices, do livro didático Take Action (Richter e Larré, 2020), direcionado aos alunos do Ensino Médio, configura-se como ato responsável que propicie questionamentos potentes que possam suscitar, no aluno-leitor, discussões referentes às questões étnico-raciais de mulheres negras, intencionando incentivar reflexões críticas acerca da referida temática. Baseando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, traçamos uma análise da primeira atividade de leitura do referido livro que abarca as fases de pré-leitura, leitura e pós leitura. O suporte epistemológico apresenta uma discussão sobre o ato responsável e o enunciado concreto pautando-se fundamentalmente em Sobral (2008), Bakhtin (2017 [1920-1924]), Miotello (2018) e Volóchinov (2019 [1930]; 2021 [1929-1930]); para o estudo sobre as questões étnico-raciais da mulher negra e do livro didático, ancoramo-nos em hooks (2013; 2020), Kilomba (2019), Ferreira (2019), Evaristo (2020), Bento (2023), entre outros. Os resultados apontam para uma preocupação das autoras em propiciar questionamentos que facultem discussões críticas e reflexivas acerca da temática da mulher negra. Ademais, sugerimos a inclusão de perguntas que possam aprofundar a discussão da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivaldo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É especialista em Linguística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). É especialista em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É graduado em Letras Inglês (UEPB). É graduado em Letras Português, pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (UniFAVENI). 

Telma Sueli Farias Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande

Professora do curso de Letras Inglês da UEPB Campus I. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) pela UFCG e mestra em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) pela UFPB (2011). É especialista em História da Filosofia pela UFPB (2002), em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (1989) e concluiu a especialização O Círculo de Bakhtin em Diálogo: linguagem, cultura e sociedade pela Faculdade Sudamérica (2025). Tem graduação em Letras Inglês (1996) e em Administração (1986) pela UEPB.

Allan Alfredo Silveira dos Anjos

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG), e Licenciado em Letras Língua Portuguesa pela mesma instituição (UFCG). Possui aperfeiçoamento em Educação para Relações Étnico-raciais.

Referências

AMORIM, Marília. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma Filosofia do Ato Responsável. ed. 3. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017 [1920-1924].

BENTO, Cida. O Pacto da Branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Federal n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília, DF: MEC, 2003.

CAVALLEIRO, Eliane. Educação Anti-Racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: _____. (org.). 6 ed. Racismo e Anti-racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001, p. 141-160.

DELGADO, Richard. Storytelling for Oppositionists and Others: a plea for narrative.

Michigan Law Review Association, v. 87, n. 8, p. 2411-2441, 1989.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus Subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. (orgs.). Escrevivências: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020, p. 26-46.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de línguas. Revista da ABPN, v. 6, n. 14, jul. – out. 2014, p. 236-263.

FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades Sociais de Mulheres Negras nos Livros Didáticos de Língua Inglesa do Brasil e de Camarões: interseccionalidades de raça, gênero, classe social e letramento racial crítico. Revista X, Curitiba, vol. 14, n. 4, p. 20-40, 2019.

FERREIRA, Telma Sueli Farias; FACUNDO, Samuel Sérgio Freitas. Letramentos Raciais como Propostas de Mediação Docente e Ato Responsável e Responsivo: por uma educação antirracista. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 3, p. 1-15, set./dez. 2024.

hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WFM Martins, 2013.

hooks, bell. Ensinando Pensamento Crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias de plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LADSON-BILLINGS, Gloria. Just What is Critical Race Theory and What´s It Doing in a Nice Field like Education? Qualitative Studies in Education, 1998, vol, 11, n. 1, p. 7-24.

MIOTELLO, Valdemir. Bakhtin e o Lugar da Linguagem na Psicologia. São Carlos: João e Pedro Editores, 2018.

OLIVEIRA, Rafael Domingos. A Nação Contraditada: autobiografias de escravizados e o abolicionismo nos Estados Unidos (século XIX). Almanack, Guarulhos, n. 27, 2021.

PEREIRA, Fernanda Mota. Education and Literature: reflections on social, racial and gender matters. Salvador: EDUFBA, 2019.

RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. O Livro Didático de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental e Médio: papéis, avaliação e potencialidades. In: DIAS, Reinildes et al. O Livro Didático de Língua Estrangeira: múltiplas perspectivas. São Paulo: Mercado de Letras, 2009, p. 173-198.

RIBEIRO, Djamila. Quem Tem Medo do Feminismo Negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

RICHTER, Carla; LARRÉ, Julia. Take Action! São Paulo: Ática, 2020.

SILVA, Rivaldo Ferreira; SOUZA, Fábio Marques. Adaptação de material didático por professores de Inglês em formação inicial: Available designs, designing e redesign. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 30, n. 4, p. 91-119, 2024.

SOBRAL, Adail. Ato/Atividade e Evento. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2008, p. 11-36.

TRUTH, Sojourner Gilbert. E eu não sou uma mulher?: a narrativa de Sojourner Truth. Rio de Janeiro: Imã Editorial, 2020.

VOLÓCHINOV, Valentin. A Palavra na Vida e a Palavra na Poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. São Paulo: Editora 34, 2019 [1930].

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 3ª ed. São Paulo: Editora 34, 2021 [1929-1930].

XAVIER, Manassés Morais. Educomunicação em Perspectiva Dialógico-Discursiva: a leitura crítica da mídia como ato. São Paulo: Mentes Abertas; Campina Grande: EDUFCG, 2020.

Downloads

Publicado

23-11-2025

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, Rivaldo; SUELI FARIAS FERREIRA, Telma; ALFREDO SILVEIRA DOS ANJOS, Allan. UM OLHAR BAKHTINIANO ACERCA DAS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO “TAKE IN ACTION”: O ATO RESPONSÁVEL E RESPONSIVO SOBRE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS DA MULHER NEGRA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK06, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41965. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41965. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.