DO CONSUMO MIDIÁTICO À CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS NO ENSINO MÉDIO
ENFOQUES E PERSPECTIVAS DIALÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID42280Palavras-chave:
: Teoria Dialógica da Linguagem, Ecossistemas Comunicativos, Educação Midiática, Escrita, Jornal escolarResumo
Este artigo investiga como práticas de produção jornalística articuladas à criação de ecossistemas comunicativos no Ensino Médio contribuem para processos de autoria e formação crítica. O objetivo do estudo é compreender de que maneira a produção do jornal escolar Ita favoreceu o desenvolvimento de autoria e de leitura crítica da mídia entre estudantes de uma escola pública da Rede Federal da Paraíba. A pesquisa-ação analisou como a elaboração do jornal possibilitou a apropriação de gêneros jornalísticos, a emergência de discursos autorais e a construção de aprendizagens situadas em perspectivas decoloniais. Ancorado na Educomunicação, na Teoria Dialógica da Linguagem e nos aportes da decolonialidade, o estudo evidencia que, ao vivenciarem o planejamento, a escrita, a edição e a circulação de um produto midiático, os/as estudantes deslocam-se de posições de consumo passivo para práticas comunicativas autônomas que tensionam narrativas hegemônicas e ampliam a participação democrática no espaço escolar. Os resultados revelam transformações nas concepções de escrita, no exercício da crítica da mídia e na constituição de ecossistemas comunicativos que fortalecem o engajamento e a autoria coletiva dos/as estudantes.
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