english
CONTRIBUIÇÕES DE MEAD E DESCARTES
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36142Keywords:
Mead, mente, corpo, DescartesAbstract
Este estudo investiga a relação mente-corpo, recorrendo ao "Discurso sobre o Método" de Descartes e ao interacionismo simbólico de Mead para explorar perspectivas filosóficas e científicas sobre esta interação complexa. Ao analisar contribuições da filosofia clássica e contemporânea, a pesquisa visa aprofundar a nossa compreensão de como o discurso filosófico evoluiu na abordagem do problema mente-corpo. Por meio de uma revisão teórica e epistemológica, este estudo destaca as dimensões intersubjetivas e experienciais apresentadas por esses filósofos, traçando o diálogo entre o pensamento antigo e o moderno. Os resultados destinam-se ao entendimento das paixões que podem ajudar pessoas a viverem vidas mais virtuosas e felizes ao aprenderem a controlar e direcionar suas paixões de maneira mais eficaz, com o objetivo de aprimorar a formação filosófica e as práticas pedagógicas na sala de aula. Ao unir aspectos teórico-metodológicos com o currículo, este trabalho busca melhorar o desempenho e a dinâmica das aulas. Espera-se que a compreensão de diversas percepções e teorias sobre a mente e o corpo enriqueça a pesquisa filosófica e a visão sobre a formação e narrativas de identidade individual e social.
Palavras-chave: relação mente-corpo; Descartes; Mead.
Downloads
References
BRUCE, Michael; BARBONE, Steven. Os 100 argumentos mais importantes da Filosofia Ocidental. São Paulo, SP: Pensamento-Cultrix LTDA, 2013.
DESCARTES, René. Discurso sobre o método. 9. ed. São Paulo: Hemus, 2000. (Original publicado em 1637).
DESCARTES, René. As paixões da alma. Tradução de Ciro Mioranza. São Paulo: Escala, 2005a.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.
MEAD, George Hebert. Mente, Self e Sociedade. (org). Charles W. Morris. São Paulo: Ideias e Letras, 2010.
MEAD, George Herbert. Espíritu, persona y sociedad. Desde el punto de vista del conductismo social. Buenos Aires: Paidós, 1972.
MEDEIROS, Shirlene Santos Mafra. Memória e Identidade Social da Formação Docente em Rio de Contas-BA, nas décadas de 1920 a 1960: reminiscências das educadoras e educadores da Cátedra à Universidade. 2016. Tese (Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista/BA, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 DEBORA ARAUJO DE MEDEIROS, SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.