NOTAS PARA UMA DIALOGICIDADE DO CORPO
A LINGUAGEM DA DANÇA E DO CINEMA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31930Palavras-chave:
Cinema, Dança, Dialogicidade do Corpo, Círculo de Bakhtin, Educação FísicaResumo
O objetivo deste artigo é refletir a respeito de uma prática de ensino da dança nas aulas de Educação Física, que é mediada pelo cinema e que destaca a dialogicidade do corpo como um possível campo de investigação dos estudos da filosofia da linguagem. O estudo utiliza uma abordagem de pesquisa-intervenção qualitativa, que inclui um diário de campo e registros imagéticos das aulas como corpus de análise. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande - Paraíba, especificamente no 5.º ano do ensino fundamental, durante o segundo semestre de 2019. Os resultados e discussões mostram que os enunciados analisados estão imbuídos de ideologias que merecem ser repensadas na perspectiva pedagógica. O filme Billy Elliot (2000) é apresentado como uma importante linguagem capaz de combater estigmas preconceituosos que impedem que os corpos se expressem em seu potencial dançante. Isso realça a necessidade de as instituições educacionais considerarem a potência educativa de outras possibilidades de linguagens. Ao final do artigo, é destacada a dialogicidade do corpo como um campo de investigação profícuo na filosofia da linguagem, uma vez que ao dançar, os aprendizes elaboram uma cadeia de sentidos que se entrelaça com os fios axiológicos da linguagem cinematográfica, mobilizando uma expressividade singularmente situada e transgressora.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. C.. Elementos do pós moderno na representação do esporte no cinema contemporâneo. 2012. 153 f. 2012. Tese de Doutorado. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
BAGNO, M. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. Parábola, 2014.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do Ato Responsável. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2016.
BARRETO, D. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Ed. 2. Campinas: Autores associados, 2005.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.
BORGES, P. P. Estudos e experimentos em videodança: um trabalho de colaboração entre o artista visual e corporal. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
DI CAMARGO Jr., I Jr... Mikhail Bakhtin na linguagem cinematográfica. 1. ed. São Paulo: Mentes Abertas, 2020.
DI CAMARGO, I. Jr., SOUZA, F. M., & SILVA, V. A. (2020). Possible paths for understanding human sciences with Mikhail Bakhtin. Open Minds International Journal. Vol. 1, n.1: p.1-7, Jan, Fev, Mar, Abr/2020. Disponível em: https://doi.org/10.47180/omij.v1i1.13 Acesso em 21 mar. 2023.
DIAS-DA, M. H. G. F. Passagem sem rito: as 5as. séries e seus professores. Papirus, 1997.
ELLIOT BILLY. Direção: Stephen Daldry. Produção: Greg Brenmam e Jonathan Finn, 2000.
FIORIN, J. L.. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
LOURO, G. L. Corpo, escola e identidade. Educação & Realidade, v. 25, n. 2, 2000.
MATTOS, M. B. Governo Bolsonaro. Neofascismo e autocracia burguesa no Brasil. São Paulo, Usina Editorial, 2022.
MCCAW, D. “Para uma Filosofia do Corpo em Movimento”. In: BRAIT, B; GONÇALVES, J. C. Bakhtin e as Artes do Corpo. São Paulo: Hucitec, 2021, p. 57-82.
PORPINO, K. de O. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal: Edufrn, 2018.
ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: ciência e profissão, v. 23, n. 4, p. 64-73, 2003.
SANTANA, D. B. Corpo, Linguagens e Multiletramentos: Uma Proposta Didática Dialógica para o Ensino da Dança nas Aulas de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Formação de Professores). Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2021.
SANTANA, D. B.; DE SOUZA, F. M. Do fazer docente na escola às memórias no curso de formação: o sentir no/pelo corpo como ponto de entrelaçamento. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 35, n. 2, p. 87-103, 2022. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6590542. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/2739/1628. Acessado em 07 de jan. de 2023.
SEVERINO, A. J. S. Metodologia do trabalho científico. 23ª.São Paulo, Cortez, 2007.
SCIALOM, M. LABAN PLURAL: Arte do movimento, pesquisa e genealogia da práxis de Rudolf Laban no Brasil. Summus Editorial, 2017.
VOLOCHINOV, V. N. ; GRILLO, S. V. C. ; AMERICO, E. V. . Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem (Tradução, ensaio introdutório, glossário e notas). 2a.. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. v. 1. 373p.
VOLOCHÍNOV. V. N. [1926]. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderlei Geraldi. Edição e supervisão da tradução de Valdemir Miotello. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2013.
Downloads
Publicado
Versões
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.