BAKHTIN, ECO, MORTATTI E SANTOS
VOZES ENTRELAÇADAS PARA A TESSITURA DE UMA ‘TESE DE PESQUISA’ DA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA NO PARADIGMA EMERGENTE E TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41994Keywords:
metodologia, paradigma emergente e tecnológico, Método Quadripolar, Círculo de BakhtinAbstract
O presente artigo é um recorte do capítulo referente à Metodologia de uma tese de doutorado, que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor, à luz das orientações do segundo, no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino – PPGLE, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Com esta pesquisa, em nível doutoral, os autores buscam analisar o discurso dos sujeitos orientador e orientando, que são dialógicos, por meio dos discursos relatados, no contexto da pós-graduação de universidades publicas brasileiras. Neste texto, é relatado o processo de tessitura da tese de doutorado, no âmbito dos paradigmas emergentes e tecnológicos, nos quais a produção do texto acadêmico se encontra, passando por considerações sobre o método quali-quanti, até chegarmos a uma breve menção ao chamado Método Quadripolar (MQ) que servirá de análise para os dados gerados nesta investigação. Ao final, de forma objetiva, são expostas a contribuição e a importância da referida tese para a grande área de Linguística e Literatura em território brasileiro.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza da edição americana Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas Press,1993. (tradução destinada exclusivamente para uso didático e acadêmico)
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro 7 João Editores, 2010, 155 p.
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra e Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora34, 2017, 101 p.
DANTAS, Wallace. A relação Orientador-orientando em um mestrado profissional de formação docente: uma investigação à luz das ideias do Círculo de Bakhtin. 198 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22995
DANTAS, Wallace; SANTOS, Eliete Correia dos. A relação Orientador-orientando e os sujeitos dialógicos da pesquisa em um mestrado profissional de uma universidade pública brasileira. Macabéa- Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, p. 240-263, 2021.
DANTAS, Wallace; SANTOS, Eliete Correia dos. Sobre a relação orientandos-orientadores e metodologia de pesquisa: uma investigação no âmbito de um mestrado profissional no Brasil. Prolíngua (João Pessoa), v. 16, p. 31-44, 2021.
DANTAS, Wallace; SANTOS, Eliete Correia dos. Notas sobre os estudos do processo de orientação entre orientador e orientando: dos modelos de universidade a uma reflexão dialógica na pós-graduação stricto sensu brasileira no contexto do Mestrado Profissional (PROFLetras). Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 25, p. 1-24, 2022.
DANTAS, Wallace; SANTOS, Eliete Correia dos. Notas sobre os estudos do processo de orientação entre orientador e orientando: dos modelos de universidade a uma reflexão dialógica na pós-graduação stricto sensu brasileira no contexto do Mestrado Profissional (PROFLetras). Olhar de Professor, v. 25, p. 1-24, 2022.
DE BRUYNE, Paul; HERMAN, Jean; DE SCHOUTHEETE, Marc. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Lisboa: Editorial Presença, 1974.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
DOSI, Giovanni. Technical change and industrial transformation: the theory and an application to the semiconductor industry. London: Macmillan, 1984.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 26. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.
FURLAN, Reinaldo. Reflexões sobre o método nas ciências humanas: quantitativo ou qualitativo, teorias e ideologias. Psicologia USP, v 28, n. 01, p. 83 – 92, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420150134
KUHN, Thomas S. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.
MORTATTI, Maria do Rosário. Pesquisa em educação: métodos e modos de fazer. [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 134 p.
NEVES, Fabrício Monteiro; AGUILAR FILHO, Hélio Afonso de. Dos paradigmas científicos aos tecnológicos: considerações sobre o uso de uma analogia. Revista Economia Ensaios, Uberlândia (MG), v. 26, n. 2, p. 23-32, Jan./Jun. 2012.
OLIVEIRA, Paulo de Salles. Caminhos de construção da pesquisa em Ciências Humanas. In: OLIVEIRA, P. S. (Org.) Metodologia das Ciências Humanas. Editora Hucitec, São Paulo, 1998, p. 17 – 26.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: B. Sousa Santos e Edições Afrontamento, 2010. 59 p.
VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad.: Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Wallace Dantas, Eliete Correia dos Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)