About the Journal

Created in 2008, Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) is an annual publication open to researchers in the fields of Philosophy, Education, Teaching, and related areas. The journal serves as a channel for scientific dissemination, currently linked to the Graduate Program in Teaching Methodologies and Learning Processes at CERES-UFRN.

Saberes' periodicity is annual and the submission and publication of articles occurs in a continuous flow and can be made by clicking here.

From the second half of 2023, articles will be published in a continuous flow, that is, upon approval they will be included in the most recent edition.

The journal also issues calls for thematic editions in special numbers.

All published articles are available on the UFRN journals portal.

Follow us on Instagram @Saberes.deduc.

Knowledge Area: Humanities

Qualis/CAPES: B1 (New Qualis 2017-2020)

e-ISSN: 1984-3879

Contact: saberesinterdisciplinar@gmail.com

Announcements

Saberes lança dossiê sobre a Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin e convida pesquisadores a submeterem trabalhos

27-10-2025

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação anuncia a abertura de submissões para o dossiê temático “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, que estará recebendo artigos entre os dias 20 de outubro e 20 de novembro.

Read more about Saberes lança dossiê sobre a Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin e convida pesquisadores a submeterem trabalhos

Current Issue

Vol. 25 No. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem
					View Vol. 25 No. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Dossiê Temático: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco — estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação apresenta o dossiê “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, organizado pelos professores Dr. Manassés Morais Xavier (UFCG), Dr. Fábio Marques de Souza (UEPB) e Dra. Eliete Correia dos Santos (UEPB).

O dossiê tem como propósito reunir pesquisas que, ancoradas na tradição bakhtiniana, explorem a relação entre linguagem, discurso, cultura e práticas sociais, discutindo os modos como os sujeitos se constituem nas interações e produções discursivas. São especialmente bem-vindos trabalhos que analisem experiências de ensino e aprendizagem de linguagens em contextos da Educação Básica ou em outras esferas formativas, sob a ótica da Teoria Dialógica da Linguagem.

Ao propor o encontro de diferentes abordagens teóricas e metodológicas inspiradas no pensamento de Bakhtin e do Círculo, o dossiê busca ampliar o debate sobre os usos sociais da linguagem e sobre as dimensões históricas e culturais da produção de sentido, fortalecendo o diálogo entre filosofia, educação e estudos da linguagem.

Published: 27-10-2025

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Educação especial e inclusiva

Filosofia

Educação e Ensino

Teaching and Educational Technology

Artigos (interdisciplinar)

Ensaios

  • THE CARTESIAN PARADOX BETWEEN UNDERSTANDING AND WILL

    Lélio Braga, Aline Nascimento Braga, Maria Gilvania da Silva Alves, Shirsley Joany dos Santos da Silva, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior, Alessandra Nascimento Braga
    ENS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41184

Resenhas

  • Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades

    Itélio Muchisse, Valdimiro Morais
    RES02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41290
  • Neoliberalism vs. Human Rights Theory a reflection on the purpose of education and equal access

    Fernanda de Paula Santos Amorim, Marcello Calvosa
    RES01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331

Relatos de experiências

  • CONTINUING EDUCATION FOR COMMUNITY HEALTH AGENTS ON SAFE MEDICATION PRACTICES

    Talita de Alencar Araújo, Almária Mariz Batista
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41162
View All Issues