Destination branding e mídias sociais

Bibliometria e revisão sistemática da literatura de 2011 a 2022

Autores

  • Marco Ocke Universidade Federal de Santa Catarina
  • Debora Cordeiro Braga Universidade de São Paulo
  • Patrick Wendell Barbosa Lessa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID30506

Palavras-chave:

Destino Turístico, Mídias Sociais, Marcas, Bibliometria

Resumo

A gestão da marca de destinos turísticos tem se tornado cada vez mais importante na era da internet e das mídias sociais. Este artigo tem o objetivo de mapear a produção científica internacional de trabalhos sobre marca de destino turístico associada às mídias sociais por meio de bibliometria e revisão sistemática da literatura do período compreendido entre 2011 e 2022. Neste contexto, 51 artigos coletados das bases Scopus e Web of Science tendo como filtro de busca as palavras-chave destination branding e social media foram analisados quantitativa e qualitativamente. A bibliometria permitiu identificar os periódicos e autores com maior número de publicações e citações, assim como distinguir a formação de diferentes clusters de contextualização dos temas associados a outros termos-chave. Por sua vez, a revisão sistemática da literatura identificou cinco grandes áreas de interesse: (i) papel dos stakeholders no processo decisório; (ii) mídias sociais como impulsionadoras da marca; (iii) valor da marca-destino; (iv) percepção de turistas em relação à marca; (v) comportamento do consumidor. Espera-se com este trabalho contribuir com o avanço no conhecimento apontando horizontes e recortes de estudos acerca da gestão de marca de destinos turísticos.

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Biografia do Autor

Marco Ocke, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Departamento de Ciências da Administração - CAD / Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA.  Estágio de Pós-Doutorado (2022/2023) no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - CRP/ECA/USP. Doutorado em Administração na Linha de Marketing pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA / USP (2015); Mestrado em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista (2010); Bacharelado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie (2000).

Debora Cordeiro Braga, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Desenvolvimento do Turismo no curso de Bacharelado em Turismo da Escola de Comunicações e Artes - ECA e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH, ambos cursos da Universidade de São Paulo. Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). 

Patrick Wendell Barbosa Lessa, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Cariri, ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial de Administração (PETADM-UFCA), atuou como Diretor de Projetos e de Marketing e liderou projetos que englobavam os pilares da UFCA (Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) no projeto Flexibilização das Relações de Trabalho na Economia do Compartilhamento: um estudo no Nordeste brasileiro. Foi bolsista PIBIC - CNPq do projeto Consumo Colaborativo e Economia Criativa na região do Cariri. Pesquisador do Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística (NICO - UFSC). Tem interesse nas áreas de Marketing - Comportamento do Consumidor, Branding - e Tecnologia (redes sociais e e-commerce).

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Publicado

04-09-2023

Como Citar

OCKE, M.; BRAGA, D. C.; LESSA, P. W. B. . Destination branding e mídias sociais: Bibliometria e revisão sistemática da literatura de 2011 a 2022. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 443–463, 2023. DOI: 10.21680/2357-8211.2023v11n3ID30506. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/30506. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos