Destination branding e mídias sociais
Bibliometria e revisão sistemática da literatura de 2011 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2023v11n3ID30506Palavras-chave:
Destino Turístico, Mídias Sociais, Marcas, BibliometriaResumo
A gestão da marca de destinos turísticos tem se tornado cada vez mais importante na era da internet e das mídias sociais. Este artigo tem o objetivo de mapear a produção científica internacional de trabalhos sobre marca de destino turístico associada às mídias sociais por meio de bibliometria e revisão sistemática da literatura do período compreendido entre 2011 e 2022. Neste contexto, 51 artigos coletados das bases Scopus e Web of Science tendo como filtro de busca as palavras-chave destination branding e social media foram analisados quantitativa e qualitativamente. A bibliometria permitiu identificar os periódicos e autores com maior número de publicações e citações, assim como distinguir a formação de diferentes clusters de contextualização dos temas associados a outros termos-chave. Por sua vez, a revisão sistemática da literatura identificou cinco grandes áreas de interesse: (i) papel dos stakeholders no processo decisório; (ii) mídias sociais como impulsionadoras da marca; (iii) valor da marca-destino; (iv) percepção de turistas em relação à marca; (v) comportamento do consumidor. Espera-se com este trabalho contribuir com o avanço no conhecimento apontando horizontes e recortes de estudos acerca da gestão de marca de destinos turísticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).