Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos

Autores

  • Glauber Eduardo de Oliveira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) http://orcid.org/0000-0001-8731-101X
  • Viviane de Jesus Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Palavras-chave:

mapa perceptual, marketing turístico, imagem de destinos turísticos, escalonamento multidimensional

Resumo

A imagem do destino turístico é um tema complexo e que pode ser analisado por meio de diferentes métodos. Uma alternativa amplamente empregada para a análise da imagem de produto em geral é o mapa perceptual, instrumento composto por um diagrama que representa a imagem de vários elementos de uma mesma categoria em relação a diferentes atributos. Esse método começa a ser aplicado à análise da imagem do destino turístico, facilitando a análise das qualidades de cada lugar e do posicionamento da imagem do destino em relação a seus concorrentes. Logo, os mapas perceptuais facilitam a interpretação dos resultados do processo de mensuração da imagem do destino, contribuindo substancialmente para a gestão e o marketing de destinos turísticos. O presente artigo utiliza mapas perceptuais para analisar a imagem de alguns dos mais importantes destinos turísticos brasileiros na visão do consumidor paulistano com relação aos atrativos naturais e culturais, oferta de entretenimento, serviços turísticos, segurança e hospitalidade. O objetivo principal é ilustrar a aplicação dessa técnica de análise, discutindo-se suas contribuições e restrições e colaborando-se para o desenvolvimento metodológico da pesquisa nessa área.

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Biografia do Autor

Glauber Eduardo de Oliveira Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Viviane de Jesus Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Tecnóloga em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

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Publicado

30-12-2015

Como Citar

SANTOS, G. E. de O.; SILVA, V. de J. Mapa perceptual como ferramenta para a análise da imagem de destinos turísticos. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/6856. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos