Marketing de Turismo

Perfil "@vemfortalezear" como estratégia midiática turística

Autores

  • André Riani Costa Perinotto UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPar
  • André Luis de Freitas UECE
  • Solano de Souza Braga UFOP https://orcid.org/0000-0002-6231-4756

DOI:

https://doi.org/10.21680/2357-8211.2025v13n2ID37963

Palavras-chave:

Marketing Turístico, Mídias Sociais, Promoção Turística, Fortaleza, Instagram

Resumo

Este artigo examina o perfil @vemfortalezear, criado pela Prefeitura de Fortaleza no Instagram como uma estratégia midiática para promover o turismo local no período pós-pandemia de COVID-19. Lançado em 2022, o perfil visa atrair turistas e residentes ao destacar as belezas naturais, o patrimônio histórico e as atrações culturais da cidade. A pesquisa fundamenta-se em uma análise qualitativa, a partir de dados secundários fornecidos pela empresa gestora do perfil e do uso de métricas de engajamento nas redes sociais. Com mais de 31 mil seguidores, o perfil adota uma abordagem visual e multimídia para tangibilizar a experiência turística, conforme os conceitos de marketing digital e marketing de conteúdo discutidos por autores como Perinotto e Siqueira (2018). O estudo também explora o papel das mídias sociais no fortalecimento da identidade local e no incentivo ao engajamento cívico. Conclui-se que o @vemfortalezear configura-se como uma estratégia eficaz para a promoção turística de Fortaleza, contribuindo para a valorização cultural, o aumento do fluxo turístico e o desenvolvimento da comunicação institucional com o público.

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Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA - UFDPar

Graduado em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba; Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP; Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP/Rio Claro; Doutor em Ciências da Comunicação - UNISINOS. Professor Associado - D.E - Curso de Turismo na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (Parnaíba/PI). Professor Permanente do Mestrado em Turismo na UFPR.

André Luis de Freitas, UECE

Formação acadêmica em bacharel em Estilismo e Moda - Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Gestão do Design de Moda - UNIATENEU; Especialista em Turismo Sustentável - Instituto Federal do Ceará (IFCE) e mestre em Gestão de Negócios Turísticos - Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Solano de Souza Braga, UFOP

Professor no curso de bacharelado turismo e no mestrado em Turismo e Patrimônio (PPGTURPATRI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/Universidade Federal do Piauí, Mestre em Geografia - Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais - IGC/UFMG; Licenciatura em Geografia - UNIVERSO; Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG, Bacharelado em Turismo - IGC/UFMG.

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Publicado

31-07-2025

Como Citar

RIANI COSTA PERINOTTO, André; LUIS DE FREITAS, André; DE SOUZA BRAGA, Solano. Marketing de Turismo: Perfil "@vemfortalezear" como estratégia midiática turística. Revista de Turismo Contemporâneo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 878–898, 2025. DOI: 10.21680/2357-8211.2025v13n2ID37963. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/37963. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

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