Historiography of Education in Brazil

reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011)

Authors

  • Sauloeber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17794

Keywords:

Scientific journals, Historiography of Education, Revista História da Educação (ASPHE), Cadernos de História da Educação (UFU)

Abstract

O artigo busca traçar um panorama da produção científica veiculada na década inicial da Revista História da Educação (ASPHE, 1997) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002), fomentando a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. Esses periódicos surgiram em instituições do interior do país, destacando-se o pioneirismo da RHE, contudo, ambas se constituíram em importantes canais de comunicação do conhecimento da área, contando entre seus editores com pesquisadores de mérito. A análise dos dados foi apoiada na tabulação do conjunto de 180 artigos publicados na RHE e nos 207 artigos veiculados pela CHE. Os resultados apontaram peculiaridades e aproximações entre essas revistas, que em seus primeiros momentos circulavam no formato impresso, destacando-se, por exemplo, diferenças entre os grupos temáticos predominantes constantes nos artigos veiculados.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Araujo, J. C. S., de Carvalho, C. H., Júnior, D. G., Inácio Filho, G., & Neto, W. G. (2002). O núcleo de estudos e pesquisas em história e historiografia da educação da Universidade Federal de Uberlândia: trajetória de pesquisa e contribuição na formação de jovens pesquisadores. Cadernos de História da Educação, Uberlândia-MG, v. 1. - no. 1 - jan./dez. 2002.

Bastos, M. H. C.; Ermel, T. de F. História da educação/ asphe (brazil). In: huerta, j. L. H.; cagnolati, a.; fernández, a. D. (Org.). (2015). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. 1ed. Salamanca: FahrenHouse, 2015, p. 83-94.

Bourdieu, Pierre. (1983). O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983, p. 122-155.

Galvão, A. M., Moraes, D. Z., & de Souza Biccas, M. (2012). Difusão, apropriação e produção o do saber histórico: A Revista Brasileira de Históriaa da Educação (2001-2007). Revista Brasileira de História da Educação, 8(1[16]), 171-234.

Gatti Jr, D. (2015). Cadernos de História da Educação (Brazil). In: José Luis Hernández Huerta; Antonella Cagnolati; Alfonso Diestro Fernández. (Org.). Connecting History of Education. Scientific Journals as International Tools for a Global World. Salamanca/Espanha: FahrenHouse, 2015, p. 19-29.

Piumbato Innocentini Hayashi, M. C. P. I., Ferreira Jr, A., Bittar, M., Massao Hayashi, C. R., & da Silva, M. R. (2008). História da educação brasileira: a produção científica na biblioteca eletrônica SCIELO. Educação & Sociedade, 29(102).

Mendes Neto, J. E. (2014). Nas linhas da História da Educação: Da origem de um núcleo de pesquisa a consolidação de uma linha de pesquisa no PPGED/UFU. Tempo e Memória: Revista de Comemoração dos 25 anos do PPGED-UFU, 2014, p. 38-39.

Neves, F. M., & Costa, C. J. (2012). A importância da história da educação para a formação dos profissionais da educação. Teoria e Prática da Educação, 15(1), 113-121.

Souza, S. T. (2016). Caminhos Científicos Trilhados: Os 25 Anos do PPGED-UFU e o Lócus da Pesquisa Histórico-Educativa no Triângulo Mineiro. In: Duarte, A. J.; Tiballi, E. F. A. (Orgs.). Pesquisa e Produção do Conhecimento. Goiânia: Ed. PUC-GO, 2016.

Vidal, D. G., & Faria Filho, L. M. D. (2003). História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, 23(45), 37-70.

Published

16-06-2019

How to Cite

Souza, S. T. de. (2019). Historiography of Education in Brazil: reflections about the publications of Journals Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) and Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America - HistELA, 2, e17794. https://doi.org/10.21680/2596-0113.2019v2n0ID17794

Issue

Section

Artigos