Olhares para a historiografia da educação a partir da análise das publicações da revista história da educação (2016-2019)
Palavras-chave:
Periódicos Especializados., Historiografia da Educação, RHE.Resumo
Este artigo analisa publicações da Revista História da Educação (RHE), e partir disso, disseca as particularidades em suas temáticas veiculadas em artigos publicados de 2016 até 2019. Trata-se de uma pesquisa que utiliza pressupostos quantitativos e qualitativos, através de uma revisão bibliográfica, análise documental e da bibliometria. O trabalho fomenta a reflexão em torno da historiografia da educação no Brasil. O artigo busca evidenciar a importância dos percursos Revista História da Educação e da Associação Sul Rio Grandense de Pesquisa em História da Educação pela contribuição no desenvolvimento do campo científico e por representar o pioneirismo na divulgação do conhecimento científico da área. Pensando na metodologia, foi realizado uma classificação dos artigos, leitura de títulos, resumos e palavras-chaves, o que resultou em organização do amplo e complexo volume de informações, mesmo se diante da agilidade do trabalho em função do livre acesso aos acervos digitais das revistas científicas. Os resultados apontaram que a RHE se propõe buscar temáticas nacionais e internacionais, com grande enfoque na temática sobre Ideias Educativas, Sistemas de Pensamentos, Intelectuais e Educação. A partir desse estudo, realizamos uma análise sobre o Corpo Editorial e algumas capas do periódico.
Downloads
Referências
Bastos, M. H. C. (2019). Novos tempos se anunciam. [Editorial]. Revista História da Educação, v. 23, n. 1, p. 1-5.
Bourdieu, P. O Campo Científico. In: Ortiz, R. (1983). Pierre Bourdieu – Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática.
Galvão, Ana M de O., Lopes, Eliane Teixeira Lopes. (2010). Território plural: a pesquisa em história da educação. São Paulo: Ática.
Gil, Antônio Carlos. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Le Goff, J. (2013) História e Memória. 7. ed., Campinas: ED. UNICAMP, pp. 104-141, 2013. (A história como ciência: o ofício do historiador / A história hoje).
Lima, Genis Alves Pereira de; Franco, Isaura Melo; Prado, Mariana Lemos de; Souza, Sauloéber Társio de; Alves, Talita Costa. (2017). Reflexões sobre a historiografia educacional brasileira a partir dos artigos publicados na revista história da educação (asphe) e nos cadernos de história da educação (UFU) (2013-2015). Revista pedagogia em foco, v. 12, p. 5-26.
Marconi, Marina de Andrade; Lakatos, Eva Maria. (2007). Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório e publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas.
Souza, S. T. D. (2017). A categoria etnia na pesquisa histórico-educacional brasileira: estado da arte a partir de revistas especializadas. Cadernos de História da Educação, 16(2), 554-574.
Souza, S. T. de. (2018). A historiografia da educação brasileira a partir da leitura de periódicos científicos especializados: RBHE e HISTEDBR On Line (2000-2010)/The historiography of brazilian education from the reading of specialized scientific magazines: RBHE and HISTEDBR On Line (2000-2010). Revista de História e Historiografia da Educação, 2(5), 179-210.
Souza, S. T. de. (2019). Historiografia Educacional no Brasil: reflexões a partir das publicações da Revista História da Educação (ASPHE, 1997-2006) e dos Cadernos de História da Educação (UFU, 2002-2011). History of Education in Latin America-HistELA, 2, e17794-e17794.
Stephanou, M. (2016). Dever de memória, dever de registro: a Revista História da Educação em seu 19º ano. História da Educação, 20, 05-10.
Stephanou, M. (2018). Os historiadores e as vicissitudes do tempo: perceber, imaginar, eleger, compreender, construir. História da Educação, 22, 01-07.
Stephanou, M. (2016). Um espaço para palavras, memórias e saberes: contributos de uma (re) vista ao longe. História da Educação, 20, 05-10.
Stephanou, M. (2017). Ver melhor para compreender o presente e o passado: 20 anos de história da educação. História da Educação, 21, 5-9.
Vidal, D. G., & Faria Filho, L. M. D. (2003). História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, 23, 37-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 History of Education in Latin America - HistELA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.