Humanidades digitais e cultura material (escolar)
Mots-clés :
e-história da educação, Fontes, MaterialidadesRésumé
The article addresses the relationship between digital humanities and research in the history of education, taking material culture as a problem. It is structured in three parts. Initially, I approach the recent debates around the structuring concepts of historical knowledge - space and time - considered in its material dimension. In the second section, I focus on the raw material of the historiographical operation – the sources – interrogated from its new materiality. Finally, I trace some reflections on the result of the historiographical operation – writing in the history of educstion – digital environments.
Téléchargements
Références
Abdala, Rachel. (2003). A fotografia além da ilustração: Malta e Nicolas construindo imagens sobre a Reforma Educacional no Distrito Federal 1927-1930. Mestrado: FEUSP.
Beer, D., & Burrows, R. (2013). Popular culture, digital archives and the new social life of data. Theory, culture & society, 30(4), 47-71.
Brasil, E., & Nascimento, L. F. (2020). História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), 33, 196-219. Disponpivel em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/issue/view/4179 Acesso: 10 jun. 2022.
Calvino, Ítalo. (2010). Um general na biblioteca. São Paulo: Cia das Letras.
Chartier, Roger. (2002). Morte ou transfiguração do leitor? In Os desafios da escrita. São Paulo: Ed.UNESP, p. 101-124.
De Certeau, Michel. (1982). A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Delumeau, J. (1983). A civilização do renascimento, vol 1. Lisboa: Editorial Estampa.
Doueihi, M. (2012). Pour um humanisme numerique. Publie.net (epub).
Drucker, J. (2009). SpecLab. DigitalAesthetics and Projects in Speculative Computing. Chicago: Univ. of Chicago Press.
Farge, Arlette. (2009). O Sabor do Arquivo. São Paulo: EDUSP.
Gil, T. L.; Bresciano, J. A. (Ed.). (2015). La historiografía ante el giro digital: reflexiones teóricas y prácticas metodológicas. Montevidéu: Ediciones Cruz del Sur.
Gomes, Plínio Freire. (2009). Volta ao mundo por ouvir-dizer: redes de informação e a cultura geográfica do Renascimento. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 17(1), 113-135. https://doi.org/10.1590/S0101-47142009000100008
Le Goff, J. (1980). Para um novo conceito de Idade Média; tempo trabalho e cultura no Ocidente. Lisboa: Editorial Estampa.
Lucchesi, A. (2014). Por um debate sobre História e Historiografia Digital. Boletim Historiar, (2). Disponpivel em: https://seer.ufs.br/index.php/historiar/article/view/2127. Acesso: 10 jun. 2022.
Magalhães, Joaquim Romero. (2009). Mundos em miniatura: aproximação a alguns aspectos da cartografia portuguesa do Brasil (séculos XVI a XVIII). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 17(1), 69-94. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101- 47142009000100006 Acesso: 10 jun. 2022.
Massey, Doreen B. (2008). Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Mounier, Pierre. (2018). Les humanités numériques. Paris: FMSH Éditions.
Nascimento, Leonardo FernandesA Sociologia Digital: um desafio para o século XXI. Sociologias [online]. 2016, v. 18, n. 41 [Acessado 20 jun 2022] , pp. 216-241. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/15174522-018004111>. ISSN 1807-0337. https://doi.org/10.1590/15174522-018004111.
Pereira, L. D. A. (2014). Os primórdios da informatização no Brasil: o" período paulista" visto pela ótica da imprensa. História (São Paulo), 33, 408-422.
Ricoeur, Paul. (2007). A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed.UNICAMP.
Van Ruyskensvelde, S. (2014). Towards a history of e-ducation? Exploring the possibilities of digital humanities for the history of education. Paedagogica historica, 50(6), 861-870.
Warnier, Jean-Pierre. (1999). Construire la culture matérielle: L’homme qui pensait avec ses doigts. Paris: PUF.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés History of Education in Latin America - HistELA 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.