Uso de Informação e conhecimento no ensino superior privado
o caso de uma instituição de Ensino Superior (IEs) de Itabira
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n0ID25395Palavras-chave:
informação e conhecimento, informação e conhecimento –uso, informação e conhecimento –gestão, instituição de ensino superior privado, IEsResumo
Este estudo tem como objetivo analisaras finalidades do uso de informação e conhecimento em uma instituição privada de ensino superior na cidade de Itabira, Minas Gerais, sob a perspectiva de seus colaboradores. Na metodologia empregada neste estudo, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva quanto aos fins e pesquisa de campo quanto aos meios. O universo de pesquisa foi constituído pelas instituições privadas de ensino superior de Minas Gerais. O critério de amostragem escolhido foi o não probabilístico, por acessibilidade e por tipicidade, o que definiu como amostra a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI). Utilizando-se como instrumento para coleta de dados, entrevista semiestruturada focalizada a três gestores e três professores, além de utilizar para verificação dos dados coletados, a análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa foram; o mapeamento do conceito de informação e de conhecimento entre os sujeitos da pesquisa; identificação dos tipos e aplicações da informação e do conhecimento na Instituição, o que possibilitou, por meio da análise, confrontar os dados colhidos com a literatura presente neste estudo, com as percepções dos respondentes, demonstrando similaridade entre eles. Por fim, foi possível observar que, a partir das informações obtidas, os sujeitos de pesquisa chegam a considerações bastante próximas daquelas preconizadas pelos autores da literatura pesquisada, embora sucintamente, definem a informação como algo que deriva dos dados, que contextualizados resultam em significados/informações e o conhecimento como processo de conhecer, criar e fazer sentido.
Downloads
Referências
ALVES, C. F. M. Gestão da tecnologia da informação nas instituições de ensino superior. 2005. 151 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Salvador, UNIFACS, Salvador, 2005.
BARBOSA, R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, v. 13, 2008.
BARRETO, A. A eficiência técnica e econômica e a viabilidade de produtos e serviços de informação. Ciência da informação, v. 25, n. 3, 1996.
BARROSO et al. Tentando Entender a Gestão do Conhecimento. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 33, n. 2, p. 147-170. 1999.
BEAL, A. Gestão Estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
BERNARDI, M. R. de F. Editorial - O que é uma instituição de ensino superior? Momentum - Revista Técnico-Científica das Faculdades Atibaia Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Atibaia, v. 1, n. 5, 2007.
BRASIL, Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto nº 2.306 19 de agosto de 1997. Brasília, 1997a. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Portaria nº 1.647 de 25 de novembro de 1997. Brasília, 1997b. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br. Acesso em: 10 set. 2020.
BRASIL. Decreto nº 3.860, de 9 de julho de 2001. Brasília, 2001. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br. Acesso em: 10 set. 2020.
BUARQUE, C. A aventura da universidade. São Paulo: Unesp, 1994.
CAMPOS, R. L. C.; BARBOSA, F. V. Gestão do conhecimento: o conhecimento como fonte de vantagem competitiva. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - EnANPAD, 25., 2001, Campinas. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPAD, 2001.
CARBONARI, M.; PEREIRA, A. A extensão universitária no Brasil: do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007.
DAVENPORT, T. Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DRUCKER, P. A organização fundamentada na informação. In: DRUCKER, P. As novas realidades: no governo e na política, na economia e nas empresas, na sociedade e na visão do mundo. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 177-188.
GUEDES, A. Gestão do conhecimento numa instituição do ensino superior. 2012. Dissertação (Mestrado em Assessoria de Administração) – Instituto Superior de Contabilidade e Administração o Porto, Porto, 2012.
LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Gestão do conhecimento. In: LACOMBE, F.; HEILBORN, G. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. Cap. 25, p. 489-500.
LESCA, H.; ALMEIDA, F. Administração estratégica da informação. Revista de Administração-RAUSP, São Paulo, v. 29, n. 3, p. 66-75, jul./set. 1994.
LIRA, S.; DUARTE, E. Ações integradas de gestão da informação e do conhecimento no setor contábil de uma universidade pública. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 13., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012.
MACEDO, S. M. S. Orientação informacional em instituições de ensino superior de Belo Horizonte. 147f. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
MACIEL, A. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um balanço do perído 1988–2008. 2010. Tese. (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2010.
McGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
MOREIRA, C.; MOREIRA, V.; PALMEIRA, E. Instituições de ensino superior enquanto organização. Cuadernos de Educación y Desarrollo, n. 7, 2009.
MORESI, E. Inteligência organizacional: um referencial integrado. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 2, maio. 2000.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SILVA, A. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias dissertações, teses. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SILVA, E.; FRANTZ, W. As funções sociais da universidade: o papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: Unijuí, 2002.
SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
TEIXEIRA, S. Gestão das organizações. 2. ed. Madrid, Espanha: McGrawHill, 2005.
VALENTIM, M. Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: FUNDEPE, 2007.
WOLFF, R. P. O ideal da universidade. São Paulo: Cultura, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.