Uso de Informação e conhecimento no ensino superior privado

o caso de uma instituição de Ensino Superior (IEs) de Itabira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2021v5n0ID25395

Palavras-chave:

informação e conhecimento, informação e conhecimento –uso, informação e conhecimento –gestão, instituição de ensino superior privado, IEs

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisaras finalidades do uso de informação e conhecimento em uma instituição privada de ensino superior na cidade de Itabira, Minas Gerais, sob a perspectiva de seus colaboradores. Na metodologia empregada neste estudo, utilizou-se a abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva quanto aos fins e pesquisa de campo quanto aos meios. O universo de pesquisa foi constituído pelas instituições privadas de ensino superior de Minas Gerais. O critério de amostragem escolhido foi o não probabilístico, por acessibilidade e por tipicidade, o que definiu como amostra a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI). Utilizando-se como instrumento para coleta de dados, entrevista semiestruturada focalizada a três gestores e três professores, além de utilizar para verificação dos dados coletados, a análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa foram; o mapeamento do conceito de informação e de conhecimento entre os sujeitos da pesquisa; identificação dos tipos e aplicações da informação e do conhecimento na Instituição, o que possibilitou, por meio da análise, confrontar os dados colhidos com a literatura presente neste estudo, com as percepções dos respondentes, demonstrando similaridade entre eles. Por fim, foi possível observar que, a partir das informações obtidas, os sujeitos de pesquisa chegam a considerações bastante próximas daquelas preconizadas pelos autores da literatura pesquisada, embora sucintamente, definem a informação como algo que deriva dos dados, que contextualizados resultam em significados/informações e o conhecimento como processo de conhecer, criar e fazer sentido.

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Biografia do Autor

Gilberto Braga Pereira, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI)

Doutor em Engenharia de Produção pela UFMG

Mateus Camargos Viana, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI)

Graduado em Engenharia de Produção pela Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI)

Ionara Houry Heizer, Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (FUNCESI)

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes

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Publicado

14-10-2021

Como Citar

PEREIRA, G. B.; VIANA, M. C.; MACEDO, S. M. S.; HEIZER, I. H. Uso de Informação e conhecimento no ensino superior privado: o caso de uma instituição de Ensino Superior (IEs) de Itabira. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 5, p. e25395, 2021. DOI: 10.21680/2447-0198.2021v5n0ID25395. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/25395. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos