A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Cassiana Takagi

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10819

Palavras-chave:

Curso de licenciatura. Ensino de Sociologia. Universidade de São Paulo. Educação.

Resumo

Este trabalho analisa os cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo desde a sua fundação até os dias atuais. Considerou-se que o curso de licenciatura da USP, por ser o mais longevo e de certa forma inaugural, seria capaz de fornecer, a partir de seus arquivos, os subsídios necessários para se compreender a formação docente.

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Biografia do Autor

Cassiana Takagi

Possui graduação em Ciências Sociais (2000)e em Pedagogia (2004) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) com a dissertação “Ensinar Sociologia: análise dos recursos de ensino na escola média” e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013) com a tese “Formação do professor de Sociologia do ensino médio: um estudo sobre o currículo do curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo”. Foi professora de Sociologia da Rede Estadual de São Paulo entre 2001 e 2002. Atuou como Monitora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina EDM 420 – Metodologia do Ensino de Ciências Sociais II, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, da Faculdade de Educação entre 2004 e 2005. Participou de Congressos, Seminários e Simpósios sobre o Ensino de Sociologia desde 2006. Participou como leitora crítica do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia de 2010 do Ministério da Educação e foi avaliadora dos livros didáticos de Sociologia do último Programa Nacional do Livro Didático.

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Publicado

17-11-2016

Como Citar

TAKAGI, C. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 150–167, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10819. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10819. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

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