A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Cassiana Takagi

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10819

Palavras-chave:

Curso de licenciatura. Ensino de Sociologia. Universidade de São Paulo. Educação.

Resumo

Este trabalho analisa os cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo desde a sua fundação até os dias atuais. Considerou-se que o curso de licenciatura da USP, por ser o mais longevo e de certa forma inaugural, seria capaz de fornecer, a partir de seus arquivos, os subsídios necessários para se compreender a formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiana Takagi

Possui graduação em Ciências Sociais (2000)e em Pedagogia (2004) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) com a dissertação “Ensinar Sociologia: análise dos recursos de ensino na escola média” e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013) com a tese “Formação do professor de Sociologia do ensino médio: um estudo sobre o currículo do curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo”. Foi professora de Sociologia da Rede Estadual de São Paulo entre 2001 e 2002. Atuou como Monitora do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina EDM 420 – Metodologia do Ensino de Ciências Sociais II, do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, da Faculdade de Educação entre 2004 e 2005. Participou de Congressos, Seminários e Simpósios sobre o Ensino de Sociologia desde 2006. Participou como leitora crítica do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia de 2010 do Ministério da Educação e foi avaliadora dos livros didáticos de Sociologia do último Programa Nacional do Livro Didático.

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

TAKAGI, C. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 150–167, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10819. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10819. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.