UMA CIÊNCIA MODERNA SE REFAZ: POSSIBILIDADES AGENCIADAS ENTRE A TEORIA ATOR-REDE E A PSICOLOGIA

Autores

  • João Paulo Roberti Junior UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11781

Palavras-chave:

Psicologia. Teoria Ator-Rede. Sociotécnico.

Resumo

Por se constituir em um cenário moderno, a Psicologia tem a característica particular de rever com elevada frequência as suas próprias categorias analíticas e os seus preceitos teórico-metodológicos. Um desses momentos de questionamento vem das reflexões levantadas pela Teoria Ator-Rede. Esta pesquisa, com delineamento qualitativo e de problematização teórica, tem como objetivo colocar em discussão uma série de reflexões que se têm realizado sobre a Teoria Ator-Rede e suas contribuições para a Psicologia. O foco neste trabalho está no modo como são tratadas as associações entre humanos e não humanos e nas categorias social, representação social, indivíduo, sujeito/objeto e tudo mais que hoje auxilia os psicólogos a acelerarem suas explicações. É importante destacar a percepção de que, na Psicologia, ora a ênfase das compreensões está no sócio (entendido como o humano), que na maior parte das vezes deixa subentendido que aquilo que chamamos de relações sociais é algo que se estabelece exclusivamente entre humanos e pessoas, ora o acento está no técnico (entendido como o não humano), destacando as potencialidades dos equipamentos e dos softwares, os quais muitas vezes deixam claro que o humano está refém dessas técnicas, como se elas determinassem novas modalidades de relação e constituição entre humanos. Os resultados apontam para novos diálogos necessários à Psicologia, colocando-a em movimento com novas possibilidades a serem assimiladas para o seu campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Roberti Junior, UFSC

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Processos de subjetivação, gênero e diversidades. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Licenciado em História e Especialista em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro pesquisador do grupo GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia)/Laboratório de Antropologia Social – UFSC). Integrante da rede Educação, Comunicação, Cidadania e Integração Latinoamericana - AMLAT. 

Downloads

Publicado

07-04-2017

Como Citar

ROBERTI JUNIOR, J. P. UMA CIÊNCIA MODERNA SE REFAZ: POSSIBILIDADES AGENCIADAS ENTRE A TEORIA ATOR-REDE E A PSICOLOGIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 65–82, 2017. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11781. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11781. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIA ATOR-REDE