UMA CIÊNCIA MODERNA SE REFAZ: POSSIBILIDADES AGENCIADAS ENTRE A TEORIA ATOR-REDE E A PSICOLOGIA

Auteurs-es

  • João Paulo Roberti Junior UFSC

DOI :

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11781

Mots-clés :

Psicologia. Teoria Ator-Rede. Sociotécnico.

Résumé

Por se constituir em um cenário moderno, a Psicologia tem a característica particular de rever com elevada frequência as suas próprias categorias analíticas e os seus preceitos teórico-metodológicos. Um desses momentos de questionamento vem das reflexões levantadas pela Teoria Ator-Rede. Esta pesquisa, com delineamento qualitativo e de problematização teórica, tem como objetivo colocar em discussão uma série de reflexões que se têm realizado sobre a Teoria Ator-Rede e suas contribuições para a Psicologia. O foco neste trabalho está no modo como são tratadas as associações entre humanos e não humanos e nas categorias social, representação social, indivíduo, sujeito/objeto e tudo mais que hoje auxilia os psicólogos a acelerarem suas explicações. É importante destacar a percepção de que, na Psicologia, ora a ênfase das compreensões está no sócio (entendido como o humano), que na maior parte das vezes deixa subentendido que aquilo que chamamos de relações sociais é algo que se estabelece exclusivamente entre humanos e pessoas, ora o acento está no técnico (entendido como o não humano), destacando as potencialidades dos equipamentos e dos softwares, os quais muitas vezes deixam claro que o humano está refém dessas técnicas, como se elas determinassem novas modalidades de relação e constituição entre humanos. Os resultados apontam para novos diálogos necessários à Psicologia, colocando-a em movimento com novas possibilidades a serem assimiladas para o seu campo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

João Paulo Roberti Junior, UFSC

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Processos de subjetivação, gênero e diversidades. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Licenciado em História e Especialista em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro pesquisador do grupo GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia)/Laboratório de Antropologia Social – UFSC). Integrante da rede Educação, Comunicação, Cidadania e Integração Latinoamericana - AMLAT. 

Téléchargements

Publié-e

07-04-2017

Comment citer

ROBERTI JUNIOR, J. P. UMA CIÊNCIA MODERNA SE REFAZ: POSSIBILIDADES AGENCIADAS ENTRE A TEORIA ATOR-REDE E A PSICOLOGIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 65–82, 2017. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11781. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11781. Acesso em: 19 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEORIA ATOR-REDE