O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO RN EM MEIO AO ESTADO DE COERÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

Autores

  • Antônio Elder Nolasco
  • Bruno Laurentino da Silva
  • Robson Diego Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2017v1n20ID12470

Palavras-chave:

Sociologia, Currículo, Reforma Educacional, PIBID

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo suscitar discussões e reflexões acerca dos desafios e obstáculos enfrentados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, na dinamização de sua proposta de currículo para ensino de sociologia no estado do RN, no contexto de ameaça da Medida Provisória nº 746/16 do Ministério da Educação, sancionada pelo presidente ilegítimo Michel Temer, que visa a reformulação da estrutura curricular educacional vigente no ensino médio brasileiro. Para tanto, procuramos conjecturar uma reflexão objetiva sobre o contexto político educacional vivenciado, bem como a importância da formulação de uma proposta curricular crítica para a disciplina de sociologia do Rio Grande do Norte, a fim de fortalecer e reafirmar a legitimidade do ensino da mesma no Ensino Médio, direito conquistado através da Lei nº 11.684 de 2008. Compreendendo, pois, todo um cenário de desconstrução, desarticulação e vislumbrando a possibilidade de um grande retrocesso, sentimo-nos incitados a tal discussão. Apresentaremos também os avanços já conquistados acerca de nossa proposta curricular para a disciplina de sociologia, tendo como “laboratório” de experienciação as escolas pertencentes a rede estadual de ensino, escolas parceiras do PIBID de Ciências Sociais na cidade de Mossoró - RN. Ao final deste trabalho, denotaremos a importância de que todas as ações tomadas a nível de educação nacional sejam amplamente discutidas pelos órgãos competentes ligados à educação, politica, e a sociedade em geral objetivando sempre a criação, reflexão e implantação de propostas favoráveis à construção sócio educacional, longe da unilateralidade condicionada por forças arbitrárias do ‘poder’ num estado de coerção.

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Biografia do Autor

Antônio Elder Nolasco

Supervisor PIBID/Ciências Sociais/UERN – Professor de Sociologia na E. E. Profª Maria Stella Pinheiro Costa.

 

Bruno Laurentino da Silva

Licenciando em Ciências Sociais, Membro do Grupo de Estudos Culturais – GRUESC, Bolsista do PIBID – UERN/CAPES

Robson Diego Silva de Oliveira

Licenciando em Ciências Sociais, Bolsista do PIBID – UERN/CAPES

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Publicado

21-09-2017

Como Citar

NOLASCO, A. E.; DA SILVA, B. L.; SILVA DE OLIVEIRA, R. D. O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NO RN EM MEIO AO ESTADO DE COERÇÃO POLÍTICA E SOCIAL. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 117–129, 2017. DOI: 10.21680/1982-1662.2017v1n20ID12470. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/12470. Acesso em: 5 nov. 2024.