PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO

  • Marcia Menezes Thomaz Pereira
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Currículo, Identidade

Resumo

A proposta deste trabalho é apresentar um resgate da história do ensino de Sociologia na rede pública de educação do estado do Rio de Janeiro através da observação das suas propostas curriculares, com o objetivo de apontar o currículo, e o modo como ele é produzido, divulgado, apropriado e realizado por professores e professoras regentes, na sua relação cotidiana com a disciplina, como um importante elemento para pensarmos a configuração da identidade da Sociologia no âmbito escolar. Quais são e como são ensinados os conteúdos de Sociologia, quais os sentidos são atribuídos ao seu ensino e os lugares que a disciplina vem ocupando estão estreitamente relacionados a sua trajetória dentro do sistema educacional e revelam alguns dos desafios e das possibilidades para o seu reconhecimento e valorização, bem como sua consolidação, na educação básica. Importa ao resgate desta trajetória específica permitir demarcar a institucionalidade desta disciplina hoje na rede pública do estado do Rio de Janeiro e apresentar uma faceta do que vem sendo a Sociologia enquanto disciplina escolar. Para tanto, serão problematizadas as peças curriculares oficiais de Sociologia da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), publicadas a partir de 2006. Contudo, a ênfase recairá sobre a atual proposta curricular, o Currículo Mínimo, e suas implicações políticas e pedagógicas. A organização desta trajetória tem como fonte trabalhos acadêmicos e documentos oficiais, assim como os relatos de dez professores e professoras regentes na rede pública de ensino, entrevistados durante a pesquisa de mestrado desenvolvida pela autora desta comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Menezes Thomaz Pereira
Mestre em Ciências Sociais e professora de Sociologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ
Publicado
21-09-2017
Como Citar
THOMAZ PEREIRA, M. PERCURSOS DE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO: CURRÍCULO E IDENTIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO RIO DE JANEIRO. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 20, p. 87-104, 21 set. 2017.