IDENTIDADES, SEXUALIDADES E DESEJOS MANIPULADOS NO “PONTO”

Autores

  • Fabrício de Sousa Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2017v1n21ID13534

Palavras-chave:

Estabelecimento ritual. Manipulação identitária.Práticas de interação. Sexualidades.

Resumo

Nos últimos cinco anos, na esquina de uma das mais movimentadas avenidas da cidade de Sobral (CE), alguns jovens autoidentificados gays passaram a ensaiar a prostituição. Este artigofoi estruturado no propósito de discorrer acerca dos principais resultados de uma pesquisa de campo em andamento cujos objetivos iniciais foram: perceber os rituais de iniciação e estabelecimento construídos pelxs jovens num “ponto” de aparente prostituição; compreender os processos de construção e manipulação identitária sexual destxs, assim como refletir sobre a sexualidade juvenil sobralense.A incursão etnográfica utilizou como técnicas de pesquisa entrevistas abertas, depoimentos, conversas informais e observação participante. Butler, Bauman, Elias e Scotson, Hall,e Goffman foram xs principais interlocutorxs de sustentabilidade teórica da discussão que se segue. Os principais resultados preliminares da referida pesquisa podem ser compartilhados da seguinte maneira: a juventude como uma instância articuladora de (re)produção de sociabilidades e desveladora do caráter social construídopelas identidades sociais. Uma das conclusõesadvindas das observações feitas no “ponto” é a de que não só a manutenção da “fachada” é a base da interação social, mas que a identidade é ainda um exímio conceito para se compreender o processo interativo social.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício de Sousa Sampaio

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Técnico-pedagógico da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Escola (Codea) pertencente à Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE).


Downloads

Publicado

21-02-2018

Como Citar

SAMPAIO, F. de S. IDENTIDADES, SEXUALIDADES E DESEJOS MANIPULADOS NO “PONTO”. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 21, p. 05–29, 2018. DOI: 10.21680/1982-1662.2017v1n21ID13534. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/13534. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DE GÊNERO(S) E SEXUALIDADE(S)