PESQUISA BIOGRÁFICA E TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA PRODUÇÃO EM ESPIRAL DE CONHECIMENTO

Autores

  • Elsa Lechner Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Migrantes. Narrativas biográficas. Transdisciplinaridade.

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre as múltiplas dimensões analíticas do trabalho de pesquisa com histórias de vida e narrativas biográficas junto de migrantes no âmbito da pesquisa desenvolvida com emigrantes portugueses em vários países, bem como com imigrantes de origens diversas residentes em Portugal. Pauta-se pela apresentação do quadro teórico da Pesquisa Biográfica “pós-disciplinar” na qual me movo; na descrição dos terrenos concretos de pesquisa efectuada com histórias de vida e narrativas biográficas de migrantes; na discussão em particular do carácter iminentemente interdisciplinar do trabalho efectuado com oficinas biográficas/rodas de histórias com migrantes e sobre autobiografias de portugueses da diáspora. O trabalho de fronteira que efectuamos interage não apenas com as ciências sociais e humanidades, mas também com saberes de experiência e com as artes mais ou menos eruditas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elsa Lechner, Universidade de Coimbra

Doutora em Antropologia Social pela École des Hautes Études em Sciences Sociales. Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais da Universidade (CES) de Coimbra. Co-coordenadora do Núcleo das Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz do CES. Investigadora convidada dos grupos EXPERICE (Paris 8/13) e GRAFHO (UNEB/Salvador da Bahia). Membro do Conselho de Administração da Associação Internacional de Pesquisa Biográfica. 

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

LECHNER, E. PESQUISA BIOGRÁFICA E TRANSDISCIPLINARIDADE: UMA PRODUÇÃO EM ESPIRAL DE CONHECIMENTO. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 161–185, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8974. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE