DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA
Palavras-chave:
Didática transdisciplinar. Complexidade. Transdisciplinaridade.Resumo
Neste ensaio, a didática transdisciplinar é reconhecida como expressão de uma fenomenologia complexa, produto de uma tessitura dialógica, complexa e autoeco-organizadora entre sujeito e objeto, que emerge em outro nível de materialidade diferente daquele que lhe deu origem. O conhecimento transdisciplinar emergente no ato didático é tecido nas fronteiras disciplinares, na intersubjetividade dialógica, nos meandros da pluralidade de percepções e significados emergentes, por meio de uma dinâmica complexa e multirreferencial. Para tanto, é necessária a complexificação do ato didático, superadora da fragmentação e do reducionismo dos processos de ensino e aprendizagem, trabalhando, simultaneamente, os diferentes elementos estruturantes da didática, a partir de uma racionalidade aberta nutrida pelos operadores cognitivos do pensar complexo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-04-2016
Como Citar
MORAES, M. C. DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 186–213, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE