DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA

Autores

  • Maria Cândida Moraes Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

Didática transdisciplinar. Complexidade. Transdisciplinaridade.

Resumo

Neste ensaio, a didática transdisciplinar é reconhecida como expressão de uma fenomenologia complexa, produto de uma tessitura dialógica, complexa e autoeco-organizadora entre sujeito e objeto, que emerge em outro nível de materialidade diferente daquele que lhe deu origem. O conhecimento transdisciplinar emergente no ato didático é tecido nas fronteiras disciplinares, na intersubjetividade dialógica, nos meandros da pluralidade de percepções e significados emergentes, por meio de uma dinâmica complexa e multirreferencial. Para tanto, é necessária a complexificação do ato didático, superadora da fragmentação e do reducionismo dos processos de ensino e aprendizagem, trabalhando, simultaneamente, os diferentes elementos estruturantes da didática, a partir de uma racionalidade aberta nutrida pelos operadores cognitivos do pensar complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cândida Moraes, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília e pesqui­sadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona. Pesquisadora do CNPq. Pesquisadora e professora agregada da Universidade de Barcelona. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, didática, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação.

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

MORAES, M. C. DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 186–213, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE