DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA

Auteurs-es

  • Maria Cândida Moraes Universidade Católica de Brasília

Mots-clés :

Didática transdisciplinar. Complexidade. Transdisciplinaridade.

Résumé

Neste ensaio, a didática transdisciplinar é reconhecida como expressão de uma fenomenologia complexa, produto de uma tessitura dialógica, complexa e autoeco-organizadora entre sujeito e objeto, que emerge em outro nível de materialidade diferente daquele que lhe deu origem. O conhecimento transdisciplinar emergente no ato didático é tecido nas fronteiras disciplinares, na intersubjetividade dialógica, nos meandros da pluralidade de percepções e significados emergentes, por meio de uma dinâmica complexa e multirreferencial. Para tanto, é necessária a complexificação do ato didático, superadora da fragmentação e do reducionismo dos processos de ensino e aprendizagem, trabalhando, simultaneamente, os diferentes elementos estruturantes da didática, a partir de uma racionalidade aberta nutrida pelos operadores cognitivos do pensar complexo.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Cândida Moraes, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Brasília e pesqui­sadora do grupo internacional consolidado de pesquisa GIAD da Universidade de Barcelona. Pesquisadora do CNPq. Pesquisadora e professora agregada da Universidade de Barcelona. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em fundamentos da educação, educação a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, didática, paradigma, complexidade, transdisciplinaridade, ecoformação.

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Publié-e

11-04-2016

Comment citer

MORAES, M. C. DIDÁTICA TRANSDISCIPLINAR COMO EXPRESSÃO DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 16, p. 186–213, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/8975. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TRANSDISCIPLINARIDADE