Sobre a Revista

Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação anual, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia, Educação, Ensino e áreas afin. A publicação constitui um canal de divulgaçãocientífica vinculada atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Metodologias de Ensino e Processo de Aprendizagem do Ceres -UFRN. 

A periodicidade da Saberes é anual e a submissão e publicação de artigos ocorre em fluxo contínuo clicando aqui.

A partir do segundo semestre de 2023 os artigos serão publicados em fluxo contínuo, ou seja, a partir da aprovação serão incluidos na edição mais recente.

A revista, também, realiza chamadas para edições temáticas em números especiais.

Todos os artigos publicados ficam disponíveis no portal de periódicos da UFRN.

Nos siga no Instagram @Saberes.deduc

Área do conhecimento: Ciências humanas

Qualis/CAPES: B1 (Novo Qualis 2017-2020)

e-ISSN:1984-3879

Contato: saberesinterdisciplinar@gmail.com

Anúncios

Saberes lança dossiê sobre a Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin e convida pesquisadores a submeterem trabalhos

27-10-2025

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação anuncia a abertura de submissões para o dossiê temático “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, que estará recebendo artigos entre os dias 20 de outubro e 20 de novembro.

Saiba mais sobre Saberes lança dossiê sobre a Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin e convida pesquisadores a submeterem trabalhos

Edição Atual

v. 25 n. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem
					Visualizar v. 25 n. 2 (2025): DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Dossiê Temático: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco — estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

A Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação apresenta o dossiê “Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem”, organizado pelos professores Dr. Manassés Morais Xavier (UFCG), Dr. Fábio Marques de Souza (UEPB) e Dra. Eliete Correia dos Santos (UEPB).

O dossiê tem como propósito reunir pesquisas que, ancoradas na tradição bakhtiniana, explorem a relação entre linguagem, discurso, cultura e práticas sociais, discutindo os modos como os sujeitos se constituem nas interações e produções discursivas. São especialmente bem-vindos trabalhos que analisem experiências de ensino e aprendizagem de linguagens em contextos da Educação Básica ou em outras esferas formativas, sob a ótica da Teoria Dialógica da Linguagem.

Ao propor o encontro de diferentes abordagens teóricas e metodológicas inspiradas no pensamento de Bakhtin e do Círculo, o dossiê busca ampliar o debate sobre os usos sociais da linguagem e sobre as dimensões históricas e culturais da produção de sentido, fortalecendo o diálogo entre filosofia, educação e estudos da linguagem.

Publicado: 27-10-2025

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Filosofia

  • TRANSFILOSOFIA-EDUCAÇÃO SENSÍVEL RUPTURAS SIGNIFICATIVAS COM A COLONIALIDADE

    Milagros Elena Rodriguez
    FI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID37462
  • DEUS EM DESCARTES RAZÃO, MODERNIDADE E ENSINO DE FILOSOFIA

    Carlos José de Melo Moreira, Verônica Lima Carneiro Moreira
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41770

Educação e Ensino

Artigos (interdisciplinar)

Ensaios

  • O PARADOXO CARTESIANO ENTRE ENTENDIMENTO E VONTADE

    Lélio Braga, Aline, Maria Gilvania , Shirsley Joany , Carlos Alberto, Alessandra
    ENS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41184

Resenhas

  • Neoliberalismo vs. Teoria dos Direitos Humanos uma reflexão sobre a finalidade da educação e a igualdade de acesso

    Fernanda de Paula Santos Amorim, Marcello Calvosa
    RES01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331
  • Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades

    Itélio Muchisse, Valdimiro Morais
    RES02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41290

Relatos de experiências

  • EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE PRÁTICAS DE MEDICAÇÃO SEGURAS

    Talita de Alencar Araújo, Almária Mariz Batista
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41162
Ver Todas as Edições