Sobre a Revista

Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação anual, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia, Educação, Ensino e áreas afin. A publicação constitui um canal de divulgaçãocientífica vinculada atualmente ao Departamento de Educação do Ceres -UFRN. 

A periodicidade da Saberes é anual e a submissão e publicação de artigos ocorre em fluxo contínuo clicando aqui.

A partir do segundo semestre de 2023 os artigos serão publicados em fluxo contínuo, ou seja, a partir da aprovação serão incluidos na edição mais recente.

A revista, também, realiza chamadas para edições temáticas em números especiais.

Todos os artigos publicados ficam disponíveis no portal de periódicos da UFRN.

Nos siga no Instagram @Saberes.deduc

Área do conhecimento: Ciências humanas

Qualis/CAPES: B1 (Novo Qualis 2017-2020)

e-ISSN:1984-3879

Contato: saberesinterdisciplinar@gmail.com

Anúncios

Edição Atual

v. 24 n. 1 (2024): Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação
					Visualizar v. 24 n. 1 (2024): Saberes:  Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação

Nesta edição, mergulhamos em temas cruciais, da educação prisional à formação profissional, refletindo sobre as interseções entre Filosofia e Educação. Explore insights sobre a clínica psicanalítica com surdos, estudos comparativos sobre educação profissional e muito mais. Aproveitamos para informar que os artigos aprovados serão publicados em até 15 dias após o envio da versão final pelos autores. Junte-se a nós nessa jornada de descoberta e reflexão para moldar um futuro educacional mais inclusivo e dinâmico.

Publicado: 16-02-2024

Capa -  Apresentação

  • Apresentação

    Ronny Diogenes Menezes
    AP1
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35329

Filosofia

  • HANNAH ARENDT E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

    José Jõao Neves Barbosa Vicente
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32732
  • TESSITURA DO ERRO E SUAS CAUSAS ENTRE ENTENDIMENTO E VONTADE NA FILOSOFIA DE DESCARTES

    Lélio Favacho Braga, Aline Nascimento Braga, Maria Gilvania da Silva Alves Silva Alves, Shirsley Joany dos Santos da Silva, Carlos A. B. da Silva Jr, Alessandra Nascimento Braga
    FI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34320
  • MNEMOSINE E APRENDIZAGEM Uma Breve Reflexão sobre a Memória a partir do Fedro de Platão e sua relação com a Contemporaneidade

    Paula Oliveira de Souza, Tarso Ferreira Alves
    FI03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35115

Surdidade em foco

  • A CLÍNICA PSICANALÍTICA COM SURDOS UMA “ESCUTA” DOS PSICANALISTAS

    Jacson Baldoino Silva, Lílian Cordeiro Maciel
    SF01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33413

Educação e Ensino

Educação especial e inclusiva

Artigos (interdisciplinar)

  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, NO ANO DE 2022, EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE CRATO/CE.

    Sâmia Eufrasio Barbosa, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tânia Cristina Meira Garcia , Túlia Fernanda Meira Garcia
    AR01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33495
  • BNCC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONCEPÇÃO NIETZSCHIANA DE FORMAÇÃO PARA A CULTURA

    Giovana Carmo Temple , Fabio Moraes
    AR02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34176
  • O PEDAÇO DE CHÃO BEM-AVENTURADO, TERRA SEM MALES, TERRA PROMETIDA O quilombo Custaneira na perspectiva da circularidade

    Joao Victor de Oliveira Sousa, Nilton de Almeida Araújo, Hilaryo Barbosa Guimarães, Virna Rodrigues Leal Moura, Yana de Moura Gonçalves, Timna da Paixão Fagundes Pereira
    AR03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34888
  • FORMAÇÃO, POESIA E ROMANTISMO NO HEINRICH VON OFTERDINGEN DE NOVALIS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES BENJAMINIANAS

    Priscilla Stuart da Silva
    AR04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34737
  • ANÁLISE SOBRE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO LIVRO ESCOLAR EM ESCOLAS PRIMÁRIAS DA CIDADE DE LICHINGA-MOÇAMBIQUE

    Agostinho Rosário Teimoso, José Marcelo Ánica, Arlindo Pichesse Naciaia, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe
    AR05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32544
  • EXPERIÊNCIA E POBREZA UM OLHAR PARA REALIDADE A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

    MAURICIO INACIO DOS SANTOS
    AR06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34567
  • UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA PARA GUINÉ-BISSAU DESDE A EXPERIÊNCIA DOS POVOS HISTORICAMENTE COLONIZADOS

    Cauê Almeida Galvão, Nbemba Djassi
    AR07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35153
  • A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORAS/ES SEXUAIS UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

    Leandro Antunes, Graziela Raupp
    AR08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34574
  • Em defesa da vida currículo e biopolítica

    Rodrigo Pedrolo, Deniz Alcione Nicolay
    AR09
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33733
  • A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY

    Lindomar Teixeira Luiz, Gabriel de Melo Oliveira
    AR10
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394
  • EXPLORANDO A CULTURA DIGITAL NA SALA DE AULA UM ENFOQUE NA ANÁLISE E CRIAÇÃO DE MEMES

    Fábio Marques de Souza, Laís de Sousa Nóbrega Aguiar Pereira, Alexandre de Souza Cruz, Inácio Hélio Moreira do Nascimento, Déborah Letícia Ferreira de Sousa
    AR11
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID36011
  • RELAÇÃO INTESTINO E SISTEMA NERVOSO CENTRAL A IMPORTÂNCIA DO MICROBIOMA INTESTINAL

    Fabiano Rodrigues, Patrícia Rosany de Sales Santiago, Luiz Felipe Chaves Carvalho
    AR12
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33359

Ensino e tecnologia educacional

  • DIGITAL LITERACIES AS SOCIAL PRACTICES IN COLLABORATIVE LEARNING TELETANDEM AND MEANING-MAKING

    Fábio Marques Souza, Rivaldo Ferreira da Silva, Élida Ferreira Lins, Helenildo Arruda de Macedo Junior Macedo Junior
    ET02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35536
  • As ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS POR TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLAR

    Jardielly Faria, Francely Dantas de Sousa Medeiros, Jeane Medeiros Silva, Tânia Cristina Meira Garcia, Djanni Martinho dos Santos Sobrinho, Tulia Fernanda Meira Garcia
    ET01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33306

Relatos de experiências

  • SEQUÊNCIAS DE ENSINO COM ENFOQUE SOCIOCIENTÍFICO NA INTERFACE COM AS CORRENTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Aleson da Silva Fonseca, Ivaneide Alves Soares da Costa
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34426

Resenhas

  • A Buddhist Approach to International Relations Radical Interdependence

    José Francelino Galdino Neto, Davi Gadelha
    RS01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34921

Ensaios

  • NA CAPITAL NACIONAL DO AGRONEGÓCIO ENTRE DESEMPREGO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM RIBEIRÃO PRETO - SP (2010 – 2021)

    Caio Marco Espimpolo, Elaine Sampaio Araújo
    EN01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID32240
  • FILOSOFIA DA CIÊNCIA E LITERATURA SOLIDIFICANDO PONTES ENTRE AS DUAS CULTURAS

    Silas Alberto Garcia, Paulo Evaldo Fensterseifer, Gabriel Carvalho Bungenstab
    EN02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35217
Ver Todas as Edições