Sobre a Revista

Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação anual, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia, Educação, Ensino e áreas afin. A publicação constitui um canal de divulgaçãocientífica vinculada atualmente ao Departamento de Educação do Ceres -UFRN. 

A periodicidade da Saberes é anual e a submissão e publicação de artigos ocorre em fluxo contínuo clicando aqui.

A partir do segundo semestre de 2023 os artigos serão publicados em fluxo contínuo, ou seja, a partir da aprovação serão incluidos na edição mais recente.

A revista, também, realiza chamadas para edições temáticas em números especiais.

Todos os artigos publicados ficam disponíveis no portal de periódicos da UFRN.

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Área do conhecimento: Ciências humanas

Qualis/CAPES: B1 (Novo Qualis 2017-2020)

e-ISSN:1984-3879

Contato: saberesinterdisciplinar@gmail.com

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DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

08-07-2024

Abertas as submissões para o dossiê "INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES"

PRAZOS

SUBMISSÕES ATÉ 31 DE OUTUBRO

PUBLICAÇÃO –  JANEIRO DE 2025

ORGANIZADORES:

Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)

Profa. Dra. Danielle Oliveira Nóbrega (UFRN)

Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)

Saiba mais sobre DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

Edição Atual

v. 24 n. 2 (2024): Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais
					Visualizar v. 24 n. 2 (2024): Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais

O dossiê "Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais" apresenta uma coleção diversificada de artigos que exploram a rica e multifacetada tradição filosófica africana. Abordando temas que vão desde a afrocetricidade e o candomblé até a decolonialidade e a pluralidade epistemológica, este dossiê busca destacar as contribuições únicas e significativas das filosofias africanas para o pensamento contemporâneo. Os textos selecionados discutem a integração de saberes quilombolas, a filosofia da pluriversalidade, o racismo e o colonialismo no contexto educativo, além de reflexões sobre identidades afrocentradas e a importância dos terreiros como espaços sagrados. Ao reunir essas vozes plurais, o dossiê oferece uma plataforma para diálogos contracoloniais e promove uma compreensão mais profunda e abrangente das filosofias africanas.

Organização do dossiê

Dra. Adilbenia Machado, UFRRJ

Dra. Aline Matos Da Rocha, UNB

Dra. Lorena Oliveira, UFRJ

Publicado: 18-10-2024

Capa -  Apresentação

  • Filosofias africanas Vozes plurais e contracoloniais nas tessituras filosóficas e educativas

    Adilbênia Freire Machado
    AP1
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37989

Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais

  • “DE QUAL COR ERAM OS OLHOS DA MINHA MÃE?” A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM INTIMIDADE COM O MUNDO

    Luis Thiago Freire Dantas, Alice Ferraz, Ellen Miranda de Oliveira
    FIA10
  • Filosofias africanas e seu ensino da porteira de fora à porteira de dentro na prática educativa

    Ivan Costa Lima, Geranilde Costa e Silva, Cláudio de Souza Rocha
    FIA14
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID35117
  • O SONHO COMO REALIZAÇÃO DO DESEJO INCONSCIENTE DE BRANQUITUDE DA PESSOA NEGRA COM O IDEAL DE EGO BRANCO.

    Hedy Carlos de Pina
    FIA13
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33513
  • LOUVAÇÃO AO BAOBÁ NA/DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN UMA PERSPECTIVA EPISTÊMICO-METODOLÓGICA

    Lucas Sullivam Marques Leite, Ana Lúcia Oliveira Aguiar
    FIA09
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33454
  • SABERES QUILOMBOLAS E INTERCULTURALIDADE UMA ABORDAGEM DECOLONIAL

    Taciani Do Socorro Da Silva Lima, Danilo Nascimento dos Anjos , José Guilherme dos Santos Fernandes
    FIA12
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33448
  • LEI Nº 10.639/2003 UMA ANÁLISE DO ENSINO DE FILOSOFIA DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA

    Marina Borges Seemann, Samon Noyama
    FIA11
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33443
  • MOVIVÊNCIAS EXPERIÊNCIAS COM AS FILOSOFIAS DO CORPO

    Débora Campos de Paula, Renata Giovana de Almeida Martielo
    FIA01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33401
  • AFROCENTRICIDADE ESPAÇO E TEMPO SAGRADO NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ

    Livia Fraga Celestino
    FIA02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32994
  • ÁGUAS DAS ORIGENS, PEDRINHAS MIÚDAS E UM CADINHO DE POESIA

    Pedro Vitor Guimarães Rodrigues Vieira
    FIA03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33430
  • DIÁLOGO FILOSÓFICO AFROREFERENCIADO MARCIEN TOWA, OYÈRÓNKẸ́ OYỌWỌMÍ E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM AXÉ

    Raisa Inocêncio Ferreira Lima
    FIA04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32984
  • A FILOSOFIA DA PLURIVERSALIDADE O AYÊ, O ORUN E A ‘SIMBIOSE INDESTRUTÍVEL’ DOS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEL

    Reginaldo Domingos
    FIA05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32481
  • AFRICANIZAR O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DISCUSSÕES FILOSÓFICAS SOBRE RACISMO, COLONIALISMO E OPRESSÃO ECONÔMICA

    Cristina Amaro Viana
    FA06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32842
  • UMA HISTÓRIA E CULTURA AFROCENTRADA: REFLEXÕES IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Jonas Da Silva Santos, Carla Liane Nascimento dos Santos
    FIA07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32997
  • PERMITA QUE EU FALE NÃO ÀS MINHAS CICATRIZES O GRITO DECOLONIAL UBUNTU DO EMICIDA

    Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Nádja Nayra Brito Leite
    FIA08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33046
  • JOSÉ P. CASTIANO DO ESPÍRITO DA TRADIÇÃO AO ESPÍRITO DA RECONCILIAÇÃO

    Maulana Domingos Maulana, Tiago Tendai Chingore
    FIO15
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33384

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