Sobre a Revista

Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação anual, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia, Educação, Ensino e áreas afin. A publicação constitui um canal de divulgaçãocientífica vinculada atualmente ao Programa de Pós-Graduação em Metodologias de Ensino e Processo de Aprendizagem do Ceres -UFRN. 

A periodicidade da Saberes é anual e a submissão e publicação de artigos ocorre em fluxo contínuo clicando aqui.

A partir do segundo semestre de 2023 os artigos serão publicados em fluxo contínuo, ou seja, a partir da aprovação serão incluidos na edição mais recente.

A revista, também, realiza chamadas para edições temáticas em números especiais.

Todos os artigos publicados ficam disponíveis no portal de periódicos da UFRN.

Nos siga no Instagram @Saberes.deduc

Área do conhecimento: Ciências humanas

Qualis/CAPES: B1 (Novo Qualis 2017-2020)

e-ISSN:1984-3879

Contato: saberesinterdisciplinar@gmail.com

Anúncios

DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

08-07-2024

Abertas as submissões para o dossiê "INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES"

PRAZOS

SUBMISSÕES ATÉ 31 DE OUTUBRO

PUBLICAÇÃO –  JANEIRO DE 2025

ORGANIZADORES:

Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)

Profa. Dra. Danielle Oliveira Nóbrega (UFRN)

Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)

Saiba mais sobre DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

Edição Atual

v. 25 n. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES
					Visualizar v. 25 n. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

O contexto educacional tem se mostrado um espaço essencial para reflexões sobre a saúde mental, considerando seu papel central na formação humana. As demandas envolvendo a saúde mental de crianças, jovens, professores e demais profissionais da educação evidenciam a relevância e a urgência dessa discussão no âmbito escolar. Tais reflexões devem evitar abordagens patologizantes ou estigmatizantes, promovendo práticas contextualizadas com a realidade educacional.

O Dossiê "Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares" busca reunir artigos que explorem essa temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Ele será dividido em duas seções: uma aberta à comunidade acadêmica e outra destinada exclusivamente às produções de professores e estudantes integrantes da Rede Pode Falar.

Além disso, esta edição também aceitará submissões de artigos de temática geral, ampliando o diálogo acadêmico para outras áreas de relevância no campo educacional.

A Rede Pode Falar, uma iniciativa do UNICEF em parceria com organizações da sociedade civil e universidades, promove ações como o canal Podefalar.org, que oferece acolhimento virtual em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, reforçando a importância dessa temática.

Publicado: 03-01-2025

Educação especial e inclusiva

  • A INCLUSÃO ESCOLAR DO ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA UM ESTUDO PELA ÓTICA DA PSICOLOGIA COGNITIVA DE FEUERSTEIN

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37618
    Priscila Dayane Araújo Dantas Souto, Katia Regina Lopes Costa Freire
    EE03
  • TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PESSOAS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37668
    LUZIA GUACIRA SANTOS SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA VARELLA, JOSEFA ROSENEIDE RODRIGUES PAZ
    EE01
  • A ÓTICA DOCENTE SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS QUE LEVEM À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37726
    Flávia Freire de Oliveira, Paulo Ivo Silva de Medeiros
    EE02
  • DA RELAÇÃO ENTRE SÓCRATES E A FORMAÇÃO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MESTRIA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237
    Miguel da Silva Rossetto, Samuel Martini
    FEE01

Surdidade em foco

  • OS GÊNEROS DO DISCURSO NA LITERATURA SURDA ABORDAGEM BAKHTINIANA PARA AQUISIÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL EM CRIANÇAS SURDA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38528
    Macileide Rufino Silva, Agenor Leandro de Sousa Filho, Maria Rerbelânia de Souza Pereira Pereira, Martha Milene Fontenelle Carvalho
    SF01

Educação e Ensino

  • FILOSOFIA E SEU ENSINO A EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO COMO UM ACONTECIMENTO FILOSÓFICO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID35945
    Angelina Renata Andrade Ribeiro dos Santos
    EE02
  • A ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UM ESTUDO DE CASO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38536
    MARIA APARECIDA VITORIA MONTEIRO BATISTA, Arthur Cassio de Oliveira Vieira
    EE01

Artigos (interdisciplinar)

Relatos de experiências

  • APRENDENDO A PRÁXIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123
    Cauê Almeida Galvão, Lídia Cristina Medeiros de Ara´´ujo, Nicole Maria de Medeiros
    RE01
Ver Todas as Edições