About the Journal

Created in 2008, Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) is an annual publication open to researchers in the fields of Philosophy, Education, Teaching, and related areas. The journal serves as a channel for scientific dissemination, currently linked to the Graduate Program in Teaching Methodologies and Learning Processes at CERES-UFRN.

Saberes' periodicity is annual and the submission and publication of articles occurs in a continuous flow and can be made by clicking here.

From the second half of 2023, articles will be published in a continuous flow, that is, upon approval they will be included in the most recent edition.

The journal also issues calls for thematic editions in special numbers.

All published articles are available on the UFRN journals portal.

Follow us on Instagram @Saberes.deduc.

Knowledge Area: Humanities

Qualis/CAPES: B1 (New Qualis 2017-2020)

e-ISSN: 1984-3879

Contact: saberesinterdisciplinar@gmail.com

Announcements

DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

08-07-2024

Abertas as submissões para o dossiê "INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES"

PRAZOS

SUBMISSÕES ATÉ 31 DE OUTUBRO

PUBLICAÇÃO –  JANEIRO DE 2025

ORGANIZADORES:

Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)

Profa. Dra. Danielle Oliveira Nóbrega (UFRN)

Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)

Read more about DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

Current Issue

Vol. 25 No. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES
					View Vol. 25 No. 01 (2025): DOSSIÊ INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

O contexto educacional tem se mostrado um espaço essencial para reflexões sobre a saúde mental, considerando seu papel central na formação humana. As demandas envolvendo a saúde mental de crianças, jovens, professores e demais profissionais da educação evidenciam a relevância e a urgência dessa discussão no âmbito escolar. Tais reflexões devem evitar abordagens patologizantes ou estigmatizantes, promovendo práticas contextualizadas com a realidade educacional.

O Dossiê "Interface saúde mental e educação: tecendo saberes interdisciplinares" busca reunir artigos que explorem essa temática, por meio de estudos de casos, relatos de experiências ou resultados de pesquisas científicas. Ele será dividido em duas seções: uma aberta à comunidade acadêmica e outra destinada exclusivamente às produções de professores e estudantes integrantes da Rede Pode Falar.

Além disso, esta edição também aceitará submissões de artigos de temática geral, ampliando o diálogo acadêmico para outras áreas de relevância no campo educacional.

A Rede Pode Falar, uma iniciativa do UNICEF em parceria com organizações da sociedade civil e universidades, promove ações como o canal Podefalar.org, que oferece acolhimento virtual em saúde mental para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, reforçando a importância dessa temática.

Published: 03-01-2025

Educação especial e inclusiva

  • ON THE RELATIONSHIP BETWEEN SOCRATES AND TRAINING THE PROCESS OF DEVELOPING MASTERY

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37237
    Miguel da Silva Rossetto, Samuel Martini
    FEE01

Surdidade em foco

Educação e Ensino

  • FILOSOFIA E SEU ENSINO A EXPERIÊNCIA DO PENSAMENTO COMO UM ACONTECIMENTO FILOSÓFICO

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID35945
    Angelina Renata Andrade Ribeiro dos Santos
    EE02
  • THE LITERACY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY SCHOOL A CASE STUDY

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38536
    MARIA APARECIDA VITORIA MONTEIRO BATISTA, Arthur Cassio de Oliveira Vieira
    EE01

Artigos (interdisciplinar)

Relatos de experiências

  • LEARNING PRÁXIS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION AN EXPERIENCE REPORT

    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38123
    Cauê Almeida Galvão, Lídia Cristina Medeiros de Ara´´ujo, Nicole Maria de Medeiros
    RE01
View All Issues