Sobre a Revista

Criada em 2008, a Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação (ISSN 1984-3879) é uma publicação anual, aberta para pesquisadores das áreas de Filosofia, Educação, Ensino e áreas afin. A publicação constitui um canal de divulgaçãocientífica vinculada atualmente ao Departamento de Educação do Ceres -UFRN. 

A periodicidade da Saberes é anual e a submissão e publicação de artigos ocorre em fluxo contínuo clicando aqui.

A partir do segundo semestre de 2023 os artigos serão publicados em fluxo contínuo, ou seja, a partir da aprovação serão incluidos na edição mais recente.

A revista, também, realiza chamadas para edições temáticas em números especiais.

Todos os artigos publicados ficam disponíveis no portal de periódicos da UFRN.

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Área do conhecimento: Ciências humanas

Qualis/CAPES: B1 (Novo Qualis 2017-2020)

e-ISSN:1984-3879

Contato: saberesinterdisciplinar@gmail.com

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DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

08-07-2024

Abertas as submissões para o dossiê "INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES"

PRAZOS

SUBMISSÕES ATÉ 31 DE OUTUBRO

PUBLICAÇÃO –  JANEIRO DE 2025

ORGANIZADORES:

Profa. Dra. Kátia Regina Lopes Costa Freire (UFRN)

Profa. Dra. Danielle Oliveira Nóbrega (UFRN)

Prof. Dr. Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)

Saiba mais sobre DOSSIÊ: INTERFACE SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TECENDO SABERES INTERDISCIPLINARES

Edição Atual

v. 24 n. 2 (2024): Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais
					Visualizar v. 24 n. 2 (2024): Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais

O dossiê "Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais" apresenta uma coleção diversificada de artigos que exploram a rica e multifacetada tradição filosófica africana. Abordando temas que vão desde a afrocetricidade e o candomblé até a decolonialidade e a pluralidade epistemológica, este dossiê busca destacar as contribuições únicas e significativas das filosofias africanas para o pensamento contemporâneo. Os textos selecionados discutem a integração de saberes quilombolas, a filosofia da pluriversalidade, o racismo e o colonialismo no contexto educativo, além de reflexões sobre identidades afrocentradas e a importância dos terreiros como espaços sagrados. Ao reunir essas vozes plurais, o dossiê oferece uma plataforma para diálogos contracoloniais e promove uma compreensão mais profunda e abrangente das filosofias africanas.

Organização do dossiê

Dra. Adilbenia Machado, UFRRJ

Dra. Aline Matos Da Rocha, UNB

Dra. Lorena Oliveira, UFRJ

Publicado: 18-10-2024

Capa -  Apresentação

  • Filosofias africanas Vozes plurais e contracoloniais nas tessituras filosóficas e educativas

    Adilbênia Freire Machado
    AP1
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37989

Dossiê Filosofias Africanas: Vozes plurais e contracoloniais

  • “DE QUAL COR ERAM OS OLHOS DA MINHA MÃE?” A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM INTIMIDADE COM O MUNDO

    Luis Thiago Freire Dantas, Alice Ferraz, Ellen Miranda de Oliveira
    FIA10
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32773
  • Filosofias africanas e seu ensino da porteira de fora à porteira de dentro na prática educativa

    Ivan Costa Lima, Geranilde Costa e Silva, Cláudio de Souza Rocha
    FIA14
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID35117
  • O SONHO COMO REALIZAÇÃO DO DESEJO INCONSCIENTE DE BRANQUITUDE DA PESSOA NEGRA COM O IDEAL DE EGO BRANCO.

    Hedy Carlos de Pina
    FIA13
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33513
  • LOUVAÇÃO AO BAOBÁ NA/DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN UMA PERSPECTIVA EPISTÊMICO-METODOLÓGICA

    Lucas Sullivam Marques Leite, Ana Lúcia Oliveira Aguiar
    FIA09
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33454
  • SABERES QUILOMBOLAS E INTERCULTURALIDADE UMA ABORDAGEM DECOLONIAL

    Taciani Do Socorro Da Silva Lima, Danilo Nascimento dos Anjos , José Guilherme dos Santos Fernandes
    FIA12
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33448
  • LEI Nº 10.639/2003 UMA ANÁLISE DO ENSINO DE FILOSOFIA DO NOVO CURRÍCULO PAULISTA

    Marina Borges Seemann, Samon Noyama
    FIA11
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33443
  • MOVIVÊNCIAS EXPERIÊNCIAS COM AS FILOSOFIAS DO CORPO

    Débora Campos de Paula, Renata Giovana de Almeida Martielo
    FIA01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33401
  • AFROCENTRICIDADE ESPAÇO E TEMPO SAGRADO NOS TERREIROS DE CANDOMBLÉ

    Livia Fraga Celestino
    FIA02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32994
  • ÁGUAS DAS ORIGENS, PEDRINHAS MIÚDAS E UM CADINHO DE POESIA

    Pedro Vitor Guimarães Rodrigues Vieira
    FIA03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33430
  • DIÁLOGO FILOSÓFICO AFROREFERENCIADO MARCIEN TOWA, OYÈRÓNKẸ́ OYỌWỌMÍ E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM AXÉ

    Raisa Inocêncio Ferreira Lima
    FIA04
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32984
  • A FILOSOFIA DA PLURIVERSALIDADE O AYÊ, O ORUN E A ‘SIMBIOSE INDESTRUTÍVEL’ DOS MUNDOS VISÍVEL E INVISÍVEL

    Reginaldo Domingos
    FIA05
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32481
  • AFRICANIZAR O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DISCUSSÕES FILOSÓFICAS SOBRE RACISMO, COLONIALISMO E OPRESSÃO ECONÔMICA

    Cristina Amaro Viana
    FA06
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32842
  • UMA HISTÓRIA E CULTURA AFROCENTRADA: REFLEXÕES IDENTITÁRIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Jonas Da Silva Santos, Carla Liane Nascimento dos Santos
    FIA07
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID32997
  • PERMITA QUE EU FALE NÃO ÀS MINHAS CICATRIZES O GRITO DECOLONIAL UBUNTU DO EMICIDA

    Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Nádja Nayra Brito Leite
    FIA08
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33046
  • JOSÉ P. CASTIANO DO ESPÍRITO DA TRADIÇÃO AO ESPÍRITO DA RECONCILIAÇÃO

    Maulana Domingos Maulana, Tiago Tendai Chingore
    FIO15
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID33384

Artigos (interdisciplinar)

  • FACTORES ASSOCIADOS AO ABANDONO ESCOLAR DA RAPARIGA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA ESCOLA PRIMÁRIA COMPLETA 25 DE JUNHO, DISTRITO DE NHAMATANDA 2021-2022

    Armando Domingos, Edson Evaristo Magande
    AI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID29900
  • O suporte sambístico na construção de uma epistemologia interdisciplinar

    Wesley Barbosa
    AI02
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID35522
  • EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO NA PRÁTICA

    Cauê Almeida Galvão, Sâmia Lorena Oliveira Medeiros, João Paulo Silveira de Medeiros
    AI03
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37956

Relatos de experiências

  • ENSINO DE BOAS PRÁTICAS DE ESCRITA DA PRESCRIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA UMA PROPOSTA METODOLÓGICA

    Almária Mariz Batista, Zenewton André da Silva Gama, Dyego Leandro Bezerra de Souza, Raphael Raniere de Oliveira Costa
    RE01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID36738

Filosofia e linguagens

  • REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO EM QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA MARIA DE JESUS

    Maria Rerbelânia de Souza Pereira, José Marcos Rosendo de Souza , Macileide Rufino Silva, Agenor Leandro de Sousa Filho, Veronica Nogueira do Nascimento
    FI01
    DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n2ID37924
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