VOZES SOCIAIS
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE O LUGAR DO SUJEITO NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2020v20n1ID30371Palavras-chave:
Estudos linguísticos, Fenômenos linguísticos, Sujeito socialResumo
O presente trabalho objetiva apresentar reflexões sobre a forma como o sujeito social é considerado por várias vertentes dos estudos linguísticos, através de uma revisão bibliográfica realizada por meio de um recorte, de acordo com o tema a ser trabalhado. Selecionamos para isso três momentos que compreendemos como sendo importantes para visualizar as diferentes posições que o sujeito ocupa nos referidos estudos. Primeiro, apresentamos algumas considerações sobre a Linguística moderna que teve como principal nome Saussure; depois, nos dedicamos a tratar sobre a Linguística da Enunciação postulada por Benveniste e, por último, dialogamos a respeito da Linguística Aplicada (In)disciplinar que, na contemporaneidade, tem sido trabalhada por vários estudiosos, dentre os quais destacamos Moita Lopes e Celani. Para observação e reflexão de como, em cada momento histórico distinto, o sujeito foi abordado nos estudos linguísticos buscamos compreender as mudanças de perspectiva e sua relação com a conjuntura social, ao mesmo tempo em que levamos em consideração que as mudanças ocorridas fazem parte de uma linha ininterrupta dos referidos estudos compreendendo que, de certa forma, cada uma das vertentes apresentadas contribui para que os processo de mudança ocorram, de modo a contemplar o momento histórico e a dinâmica dos fenômenos linguísticos.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J.C.P. Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas & Comunicação. Campinas: Pontes Editores e ArteLíngua, 2005.
ARAÚJO, J. Reelaborações de gêneros em redes sociais. In: ARAÚJO, J e LEFFA, V. Redes sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 49- 64.
BAKHTIN, M.M. Os gêneros do discurso In: BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. 2ªed. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p.278-326.
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Pontes, 2005.
BENVENISTE, E. O aparelho formal da enunciação. In: Problemas de Linguística Geral II. 3 ed. São Paulo: Pontes, 1989.
CELANI, M. A. A. Transdisciplinaridade na linguística aplicada no Brasil. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. C. (Org.). Linguística aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 129-142.
COSTA, R. R. A TV na web: percursos da reelaboração de gêneros audiovisuais na era da transmídia. Dissertação (Mestrado). Fortaleza: PPGL-UFC, 2010.
COSTA, S. M. Tweet: Reelaboração de gênero em 140 caracteres. Dissertação (Mestrado). Fortaleza: PPGL-UFC, 2012.
CYRANKA, Evolução dos estudos linguísticos. In.: Revista Práticas de Linguagem. v. 4, n. 2, jul./dez. 2014. p. 160-198. Disponível em
DAMIANOVIC, M. C. O linguista aplicado: de um aplicador de saberes a um ativista político. Linguagem e ensino, vol. 8, n. 2, 2005, p. 181-196.
FLORES, V. N. Sujeito da enunciação e/ou sujeito do enunciado? Exterioridade e interioridade teórica no campo da linguística da enunciação. Pelotas: UCPel, 2007.
LIMA-NETO, V. Mesclas de gênero no Orkut: o caso do scrap. Dissertação (Mestrado). Fortaleza: PPGL-UFC, 2009.
MARTELOTTA, M. E. (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
MOITA LOPES, L.P. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Orgs.). Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.
MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOITA LOPES, L. P. Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: ______. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013, p. 15-37.
SAUSSURE, Ferdinand de. 2006. Curso de linguística geral. 27. Ed. São Paulo: Cultrix.
ZAVAM, A. S. Por uma abordagem diacrônica dos gêneros do discurso à luz da concepção de tradição discursiva: um estudo com editoriais de jornais. Tese (Doutorado). Fortaleza: PPGL-UFC, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.