O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO FOTORREPORTAGEM

ELOS ENTRE A TEORIA BAKHTINIANA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31968

Palavras-chave:

teoria enunciativo-discursiva bakhtiniana, gêneros discursivos, fotorreportagem, transposição didática

Resumo

No discurso humano, muitos são os elos que desencadeiam reações-respostas valoradas dos sujeitos. Por essa ótica que perpassa a teoria enunciativo-discursiva bakhtiniana, objetiva-se investigar as concepções e orientações sobre o ensino do gênero discursivo fotorreportagem, pelo viés da transposição didática no planejamento de ensino e no Manual do Professor de Português (ORMUNDO; SINISCALCHI, 2018) do 8º ano do Ensino Fundamental, na realidade vinculada à Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe (PE). Em suas principais bases teóricas, estão Bakhtin (2016, 2013, 2011), Volóchinov (2013), Chevallard (2013, 2009), Perrenoud (2001, 1998, 1997). Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se por ser qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006) do tipo documental (BELL; WATERS, 2014), exploratória (GIL, 2008) e descritiva (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006). A obtenção dos dados foi subsidiada por elementos do currículo formal (BRASIL, 2018; PERNAMBUCO, 2019) e pela Análise Dialógica do Discurso, com foco ao método sociológico (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 2009). Os resultados apontam um incipiente tratamento estabelecido no currículo formal a respeito das orientações didáticas para o ensino de gêneros, principalmente no currículo local e situado. Em síntese, faz-se necessário aprofundar mais as relações enunciativas/interlocutivas com as orientações que interpelam os saberes a ensinar. Logo, é bastante salutar o ensino de língua materna que oportunize o lugar do diálogo, da interação, o debate quanto aos gêneros do discurso pelas lentes enunciativo-discursivas do Círculo de Bakhtin, no seu entrelaçamento com o processo de transposição de saberes.

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Publicado

24-09-2023 — Atualizado em 25-09-2023

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Como Citar

PEREIRA GOMES SILVA, M.; CORREIA DOS SANTOS, E. O ENSINO DO GÊNERO DISCURSIVO FOTORREPORTAGEM: ELOS ENTRE A TEORIA BAKHTINIANA E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 87–110, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n2ID31968. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31968. Acesso em: 15 jul. 2024.