O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO

ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento UFRN
  • Joyce de Araújo Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34593

Palavras-chave:

Retextualização, Gêneros discursivos, Livro Didático, Ensino Fundamental

Resumo

A retextualização pode ser concebida como um importante recurso didático no processo de ensino de gêneros discursivos na sala de aula. Partindo dessa perspectiva, merecem atenção as propostas de ensino presentes no Livro Didático - LD. Assim, este estudo objetiva analisar como o recurso da retextualização aparece em um livro didático de língua portuguesa do quinto ano, considerando propostas de ensino de gêneros discursivos. Os pressupostos teóricos que sustentam esta investigação decorrem dos estudos de Bakhtin (2011), Medviédev (2012) e Volóchinov (2017), especificamente no que tange a concepção de linguagem, enunciado e gêneros do discurso. Também dialoga com os estudos de Marcuschi (2001; 2008), Matencio (2002; 2003), Dell’Isola (2007) e outros, que abordam a retextualização como proposta de ensino. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, pautada numa perspectiva de compreensão de um corpus composto no LD de Língua Portuguesa. Os resultados apontam que o LD, embora não explicite a terminologia retextualização, apresenta propostas, numa linguagem adaptada aos interlocutores/alunos, que mobilizam procedimentos típicos da retextualização.

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Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, UFRN

Possui graduação em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Mestrado (2015) e doutorado (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é professor Adjunto-A da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Caicó-RN.

Joyce de Araújo Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES.

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Publicado

16-02-2024

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. .; MEDEIROS, J. de A. . O ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS A PARTIR DA RETEXTUALIZAÇÃO: ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. EE03, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34593. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/34593. Acesso em: 1 maio. 2024.