DO COMENTÁRIO DO INSTAGRAM AO ARTIGO DE OPINIÃO
A DINÂMICA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ERA DIGITAL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41952Palavras-chave:
gêneros discursivos, Análise Dialógica do Discurso, Mikhail Bakhtin, Redes sociais, Comunicação.Resumo
Este artigo investiga os gêneros discursivos sob a ótica da Análise Dialógica do Discurso de Mikhail Bakhtin, destacando a distinção entre gêneros primários e secundários. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, fundamenta-se na análise de dois textos extraídos de redes sociais: um comentário no Instagram e um artigo de opinião compartilhado no Facebook. A partir dessa comparação, evidencia-se que os gêneros primários são caracterizados pela espontaneidade e pela proximidade com a oralidade, enquanto os gêneros secundários são mais elaborados e vinculados a esferas institucionais. Apesar das diferenças estruturais, ambos os gêneros demonstram a presença do dialogismo, conceito central na teoria bakhtiniana, que aponta para a interdependência dos discursos na construção do sentido. A análise ressalta a relevância da Análise Dialógica do Discurso para a compreensão das práticas comunicativas contemporâneas, especialmente no ambiente digital, onde os gêneros discursivos se transformam e se ressignificam constantemente.
Downloads
Referências
ABREU, Evilene. Cuidar do meio ambiente é missão de todos. Brasil de Fato, 21 set. 2022. Disponível em: https://www.brasildefatoce.com.br/2022/09/21/artigo-cuidar-do-meio-ambiente-e-missao-de-todos-e-todas. Acesso em: 8 fev. 2025.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
DESTRI, Adriana; MARCHEZAN, Renata. Análise dialógica do discurso: uma revisão sistemática integrativa. Revista da ABRALIN, v. 20, n. 2, p. 1–25, 2021. Disponível em:
revista.abralin.org. Acesso em: 8 fev. 2025.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROHLING, Nívea. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, n. 2, p. 44–60, 2014. Disponível em: periodicos.unb.br. Acesso em: 8 fev. 2025.
SOUZA, Fábio Marques de; MELO, Filipe Reis; NOGUEIRA, Silvia Garcia. Constituindo as bases para uma análise dialógica do discurso político. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 23, n. 1, 2023. Disponível em: periodicos.ufrn.br. Acesso em: 8 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lidianne da Silva Arruda Camelo, Eliete Correia dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)