DO COMENTÁRIO DO INSTAGRAM AO ARTIGO DE OPINIÃO

A DINÂMICA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ERA DIGITAL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41952

Palavras-chave:

gêneros discursivos, Análise Dialógica do Discurso, Mikhail Bakhtin, Redes sociais, Comunicação.

Resumo

Este artigo investiga os gêneros discursivos sob a ótica da Análise Dialógica do Discurso de Mikhail Bakhtin, destacando a distinção entre gêneros primários e secundários. A pesquisa, de caráter qualitativo e bibliográfico, fundamenta-se na análise de dois textos extraídos de redes sociais: um comentário no Instagram e um artigo de opinião compartilhado no Facebook. A partir dessa comparação, evidencia-se que os gêneros primários são caracterizados pela espontaneidade e pela proximidade com a oralidade, enquanto os gêneros secundários são mais elaborados e vinculados a esferas institucionais. Apesar das diferenças estruturais, ambos os gêneros demonstram a presença do dialogismo, conceito central na teoria bakhtiniana, que aponta para a interdependência dos discursos na construção do sentido. A análise ressalta a relevância da Análise Dialógica do Discurso para a compreensão das práticas comunicativas contemporâneas, especialmente no ambiente digital, onde os gêneros discursivos se transformam e se ressignificam constantemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Correia dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela UFPE - PNPD-CAPES. Doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Concluiu o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), na Universidade do Porto - PT, na interface com o Curso de Ciência da Informação e Linguística. Mestre em Linguagem e Ensino pela UFCG. Possui graduação em Letras e Arquivologia. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba - do Curso de Arquivologia, coordenadora e professora permanente do PPGDARQ-UEPB/UFPB. Profa. Permanente do PPGLE-UFCG. Experiência na área de Linguística, Tecnologias Educacionais e Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ações educativo-culturais em arquivos, linguagem e Arquivologia, tecnologias educacionais, Difusão em arquivos, inteligência artificial, gêneros acadêmicos, linguagem e ensino, estudos Bakhtinianos. No momento, seu objeto de dedicação e estudo é a produção escrita dos gêneros acadêmicos com ênfase nos estudos bakhtinianos, ações educativo-culturais e metodologias decoloniais em arquivos, pesquisas que envolvem inteligência artificial e governança arquivística. O realce de pesquisa e extensão está no campo da Arquivologia e Linguística, no desenvolvimento do Projeto SESA (Seminários de Saberes Arquivísticos), cujo trabalho é realizado em cooperação acadêmica internacional com a Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto. Líder do grupo de pesquisa Arquivologia e Sociedade - GPAS cuja linha de pesquisa é Arquivologia e suas dimensões interdisciplinares. Também é membro do Grupo de Pesquisas em Linguística Enunciativa e Sócio-Interacional - GPLEI, atuando na linha Linguagem, ensino e tecnologia.

Referências

ABREU, Evilene. Cuidar do meio ambiente é missão de todos. Brasil de Fato, 21 set. 2022. Disponível em: https://www.brasildefatoce.com.br/2022/09/21/artigo-cuidar-do-meio-ambiente-e-missao-de-todos-e-todas. Acesso em: 8 fev. 2025.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.

DESTRI, Adriana; MARCHEZAN, Renata. Análise dialógica do discurso: uma revisão sistemática integrativa. Revista da ABRALIN, v. 20, n. 2, p. 1–25, 2021. Disponível em:

revista.abralin.org. Acesso em: 8 fev. 2025.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROHLING, Nívea. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, n. 2, p. 44–60, 2014. Disponível em: periodicos.unb.br. Acesso em: 8 fev. 2025.

SOUZA, Fábio Marques de; MELO, Filipe Reis; NOGUEIRA, Silvia Garcia. Constituindo as bases para uma análise dialógica do discurso político. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 23, n. 1, 2023. Disponível em: periodicos.ufrn.br. Acesso em: 8 fev. 2025.

Downloads

Publicado

23-11-2025

Como Citar

DA SILVA ARRUDA CAMELO, Lidianne; CORREIA DOS SANTOS, Eliete. DO COMENTÁRIO DO INSTAGRAM AO ARTIGO DE OPINIÃO: A DINÂMICA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS NA ERA DIGITAL SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. BHK07, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID41952. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/41952. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Teoria Dialógica do Círculo de Bakhtin em foco: estudos sobre práticas sociais, históricas e culturais de linguagem

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.