TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PESSOAS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37668

Palavras-chave:

Profissionais com deficiência, Cegueira adquirida, Mercado de trabalho

Resumo

A cegueira adquirida é um evento que provoca mudanças internas e externas ao ser humano, trazendo desordem e, ordem, após a vivência do luto pela perda visual. O artigo, revela um recorte de pesquisa de abordagem quali-quanti, do tipo exploratória e descritiva, aplicada via método de Estudo de Caso e ancorada em princípios da abordagem sociocultural. Os dados contemplam  concepções  de quatro participantes com cegueira adquirida, do município de Currais Novos/RN, mesorregião Central Potiguar, sobre suas experiências profissionais e laborais, como se sentiam e se sentem após a perda da visão. Em torno dos dados, a discussão sobre como se apresenta o mercado de trabalho para pessoas com deficiência, os desafios e as barreiras impostas. Os resultados apontam que o grau da deficiência influencia diretamente o reconhecimento profissional e a valorização do trabalho dessas pessoas. Embora muitas vezes não dito de forma direta, fica implícito que as oportunidades e o respeito profissional são frequentemente modulados pelas limitações percebidas pelos que estão no entorno, mais do que pelas habilidades reais dos indivíduos. Consideramos a inclusão plena de pessoas cegas no mercado de trabalho, o reflexo do compromisso de uma sociedade com a igualdade de oportunidades e o reconhecimento das capacidades de todos os indivíduos, independentemente de suas condições.

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Biografia do Autor

MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA VARELLA, Secretaria Municipal de Educação - SME Natal/RN

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986). Psicopedagoga pela Universidade Potiguar (1999) e pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos Aires. Mestre (2011) e doutora (2016) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), base de pesquisa Educação e Inclusão Social em contextos escolares e não escolares. Professora de cursos de graduação e pós graduação na área de Educação. Atualmente trabalha como palestrante e consultora em Educação.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação inclusiva, dialogando principalmente sobre os temas: Políticas de Educação Especial Inclusiva, Acessibilidade, Deficiências e formação docente.

JOSEFA ROSENEIDE RODRIGUES PAZ, UFRN

 Graduada em Pedagogia com habilitação em Magistério para séries iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Possui Mestrado em Ciências da Educação pela ISEL (2015) e diversas especializações, incluindo Atendimento Educacional Especializado (UFERSA, 2017), Educação Inclusiva (IFRN, 2021), Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial na Perspectiva da Inclusão (UFRN, 2022) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (UNIFIP, 2023). Atua em Sala de Recurso Multifuncional com estudantes cegos, com baixa visão e autismo em Lagoa Nova, RN. É membro da Associação das Pessoas com Deficiência Visual do Seridó. Tem experiência na formação docente em temas relacionados à educação especial e inclusão escolar. 

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Publicado

03-01-2025

Como Citar

SANTOS SILVA, L. G.; BEZERRA VARELLA, M. D. C.; RODRIGUES PAZ, . J. R. . TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE PESSOAS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37668. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37668. Acesso em: 31 jan. 2025.