Neoliberalismo vs. Teoria dos Direitos Humanos
uma reflexão sobre a finalidade da educação e a igualdade de acesso
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331Palavras-chave:
Neoliberalismo, Direitos Humanos, Educação Cidadã, ResenhaResumo
No atual objeto de estudo foi realizada a resenha do artigo científico: Neo-liberalism, Human Capital Theory and the Right to Education: economic interpretation of the purpose of education, publicado em 2024, pelo autor Obinna Christian Edeji. O artigo, veiculado no Social Sciences & Humanities Open, um periódico de renome presente na base Scopus, foi publicado originalmente em língua inglesa. O artigo original teve como objetivo discutir o tema acesso à educação, como um constructo, à luz do direito à dignidade humana e ao Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Para o autor, os propósitos da educação, do ensino e do desenvolvimento humano são mais importantes do que apenas a capacitação e a geração de habilidades nos estudantes para abastecer o mercado de trabalho. O acesso ao artigo científico é gratuito. E vale a sua leitura! Pois, gera nos leitores uma reflexão sobre o papel do Estado na educação pública e as oportunidades privadas de educação, a partir de um mercado desregulado. A principal linha filosófica da obra resenha é a premissa de que a educação não deve ser encarada como um bem econômico e voltado para a produtividade. Antes, como uma obrigação contínua estatal para promover dignidade humana.
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