Neoliberalismo vs. Teoria dos Direitos Humanos

uma reflexão sobre a finalidade da educação e a igualdade de acesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Direitos Humanos, Educação Cidadã, Resenha

Resumo

No atual objeto de estudo foi realizada a resenha do artigo científico: Neo-liberalism, Human Capital Theory and the Right to Education: economic interpretation of the purpose of education, publicado em 2024, pelo autor Obinna Christian Edeji. O artigo, veiculado no Social Sciences & Humanities Open, um periódico de renome presente na base Scopus, foi publicado originalmente em língua inglesa. O artigo original teve como objetivo discutir o tema acesso à educação, como um constructo, à luz do direito à dignidade humana e ao Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Para o autor, os propósitos da educação, do ensino e do desenvolvimento humano são mais importantes do que apenas a capacitação e a geração de habilidades nos estudantes para abastecer o mercado de trabalho. O acesso ao artigo científico é gratuito. E vale a sua leitura! Pois, gera nos leitores uma reflexão sobre o papel do Estado na educação pública e as oportunidades privadas de educação, a partir de um mercado desregulado. A principal linha filosófica da obra resenha é a premissa de que a educação não deve ser encarada como um bem econômico e voltado para a produtividade. Antes, como uma obrigação contínua estatal para promover dignidade humana.

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Biografia do Autor

Marcello Calvosa, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Texto Inicial do Lattes: Marcello Vinicius Doria Calvosa (http://lattes.cnpq.br/284424233959300)

É formado em Administração de Empresas (2002) e em Administração Pública (2003), ambas as graduações habilitadas pela UFRRJ. Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal pela CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior pela UFRRJ (2006), pós-graduado em Planejamento Estratégico FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados pela FEA/USP (2009), mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (PPGEN/UFRRJ) (2006) e Doutor em Administração (FEA/USP) (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, nas funções de consultor, gerência, direção, administração de empresas (responsável técnico), conferencista, ao longo de quinze anos. É Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) da UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ (2007-atual) e pela UAB (2009-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial e Administração Geral. É licenciado como Executive Coach e Life Coach, formado pelo ICI - Integrate Coaching Institute (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. É pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - ICSA / UFRRJ (2006-atual). Também participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). É coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ e do Mercado de Trabalho. Ações essas voltadas para a comunidade acadêmica da UFRRJ e região. Atua nas Áreas do Conhecimento: (i) Ciências Sociais Aplicadas > Adm. de Empresas > Ensino, Pesquisa e Orientação para o Mercado; (ii) Ciências Humanas > Educação > Orientação e Aconselhamento; (iii) Ciências Humanas > Educação > Ensino-Aprendizagem. Possui experiência profissional (prática) e acadêmica (teórica) nas seguintes áreas: (i) Liderança Empresarial e Estratégica; (ii) Coaching e Orientação Profissional, (iii) Mercadologia e Negócios; (iv) Gestão Estratégica de Pessoas e (v) Desenvolvimento e Gestão de Carreiras. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Mercado: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia, para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano; TPL - Teste de Potencial para a Liderança, para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva. Seus principais temas de pesquisa, estudo e lecionação são: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou cerca de 100 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

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Publicado

27-10-2025

Como Citar

SANTOS AMORIM, Fernanda de Paula; CALVOSA, Marcello. Neoliberalismo vs. Teoria dos Direitos Humanos: uma reflexão sobre a finalidade da educação e a igualdade de acesso. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 2, p. RES01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n2ID38331. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/38331. Acesso em: 5 dez. 2025.

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