CONHECIMENTO E FORMAÇÃO HUMANA EM TEMPOS DE ANTI-INTELECTUALISMO
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID38379Palavras-chave:
Conhecimento Científico, Formação Humana, Anti-intelectualismoResumo
Este artigo aborda os desafios e as possibilidades do conhecimento científico articulado à formação humana em tempos de anti-intelectualismo, à luz da Teoria Crítica da Sociedade, com base nas reflexões de Adorno e Horkheimer. No modo como se realiza o avanço dos meios de informação e comunicação, embora aparente possibilitar a democratização dos conteúdos ao promover a ideia de igualdade de acesso à informação, oculta as profundas diferenças de classe existentes na sociedade. Esse contexto não só escamoteia desigualdades, mas também intensifica os obstáculos para a compreensão crítica e aprofundada da realidade. Na dialética entre conhecimento, razão, experiência e formação, sob uma perspectiva crítica da sociedade, torna-se evidente que a constituição de um conhecimento capaz de orientar a formação para a emancipação exige resistência às tendências anti-intelectualistas do mundo contemporâneo. Este cenário é caracterizado pelo domínio da instrumentalização da razão e da ciência, que compromete tanto a possibilidade de um debate intelectual quanto a promoção de um conhecimento crítico e reflexivo, elementos fundamentais para a construção de uma sociedade verdadeiramente esclarecida e emancipada.
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