RACIONALISMO, EMPIRISMO E CRITICISMO

REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES STRICTO SENSU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37472

Palavras-chave:

formação de professores, racionalismo, empirismo, criticismo

Resumo

O presente ensaio busca apresentar reflexões sobre possíveis influências das principais correntes filosóficas modernas – racionalismo, empirismo e criticismo - na interpretação do objeto de pesquisa formação continuada na pós-graduação stricto sensu. Para tanto, parte-se de uma revisão teórica dos conceitos centrais dessas correntes, destacando suas contribuições epistemológicas para o campo da Educação. O racionalismo, fundamentado na razão como fonte principal do conhecimento, oferece um olhar sistemático sobre a pesquisa e a formação de professores, mas ao enfatizar as verdades indubitáveis, apresenta aspecto limitador ao desenvolvimento da pesquisa. Já o empirismo, ao valorizar a experiência sensível, aproxima-se das investigações empíricas que envolvem a vivência dos professores nos programas de pós-graduação, no entanto, apresenta o risco de reduzir-se ao pragmatismo. O criticismo kantiano, por sua vez, propõe uma síntese entre razão e experiência, apresentando uma perspectiva que não apenas contribui para o processo de pesquisa, mas também incide sobre as questões éticas envolvidas, no entanto, denota o obstáculo de enfatizar apenas representações e não, a realidade em si. O ensaio conclui que as correntes filosóficas ainda incidem na construção do conhecimento, apresentando limites e contribuições. Indica-se que o criticismo fornece bases sólidas para investigar a formação continuada, reforçando o compromisso com a transformação social e o aprimoramento constante da formação de professores.

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Biografia do Autor

TUANY CRISTINA CARVALHO SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Doutoranda em Educação na linha de Ensino e Aprendizagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2023). Mestre em Educação na linha de Ensino e Aprendizagem pela UEPG (2021). Especialista em Alfabetização e Letramento (2024). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UEPG (2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho Docente na Contemporaneidade (GEPForT/UFMS). Possui formação técnica no Curso de Formação de Docentes - Nível Médio, pelo Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez (2013). Experiência como professora regente de turma na Educação Básica e Estágio de Atualização Didática e Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

14-06-2025

Como Citar

CARVALHO SANTOS, TUANY CRISTINA. RACIONALISMO, EMPIRISMO E CRITICISMO: REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES STRICTO SENSU. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. ENS01, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37472. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/37472. Acesso em: 5 dez. 2025.

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