RACIONALISMO, EMPIRISMO E CRITICISMO
REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES STRICTO SENSU
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID37472Palavras-chave:
formação de professores, racionalismo, empirismo, criticismoResumo
O presente ensaio busca apresentar reflexões sobre possíveis influências das principais correntes filosóficas modernas – racionalismo, empirismo e criticismo - na interpretação do objeto de pesquisa formação continuada na pós-graduação stricto sensu. Para tanto, parte-se de uma revisão teórica dos conceitos centrais dessas correntes, destacando suas contribuições epistemológicas para o campo da Educação. O racionalismo, fundamentado na razão como fonte principal do conhecimento, oferece um olhar sistemático sobre a pesquisa e a formação de professores, mas ao enfatizar as verdades indubitáveis, apresenta aspecto limitador ao desenvolvimento da pesquisa. Já o empirismo, ao valorizar a experiência sensível, aproxima-se das investigações empíricas que envolvem a vivência dos professores nos programas de pós-graduação, no entanto, apresenta o risco de reduzir-se ao pragmatismo. O criticismo kantiano, por sua vez, propõe uma síntese entre razão e experiência, apresentando uma perspectiva que não apenas contribui para o processo de pesquisa, mas também incide sobre as questões éticas envolvidas, no entanto, denota o obstáculo de enfatizar apenas representações e não, a realidade em si. O ensaio conclui que as correntes filosóficas ainda incidem na construção do conhecimento, apresentando limites e contribuições. Indica-se que o criticismo fornece bases sólidas para investigar a formação continuada, reforçando o compromisso com a transformação social e o aprimoramento constante da formação de professores.
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