O uso da inteligência artificial na produção de artigos científicos

análise das orientações dos eductokers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40435

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Escrita acadêmica, tiktok, Ecossistema Comunicativo

Resumo

Este estudo analisa como usuários do TikTok orientam o uso da inteligência artificial (IA) na escrita de artigos científicos, considerando a plataforma como um ecossistema comunicativo de ensinagem. A pesquisa examina conteúdos digitais que combinam práticas acadêmicas e populares para ensinar escrita acadêmica, destacando benefícios e riscos do uso da IA. Embora as orientações reconheçam a utilidade das ferramentas digitais, apontam limitações quanto ao uso crítico e ético da IA, evidenciando a necessidade de maior reflexão sobre os impactos na autonomia intelectual e na originalidade dos textos. O TikTok, assim, funciona como espaço híbrido de aprendizado, onde saberes formais e informais se cruzam, gerando oportunidades e desafios para a formação acadêmica. A análise contribui para compreender as dinâmicas comunicativas contemporâneas e suas implicações para a educação digital.

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Biografia do Autor

Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande.

Manassés Morais Xavier, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III de Língua Portuguesa e Linguística na Unidade Acadêmica de Letras, Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande (UAL/CH/UFCG) e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (PPGLE/UFCG).

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Acesso em 14 dez. 2023.

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Publicado

05-08-2025

Como Citar

SANTOS AMARO DA SILVA, Maria Ariane; MORAIS XAVIER, Manassés. O uso da inteligência artificial na produção de artigos científicos: análise das orientações dos eductokers. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. AI14, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40435. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40435. Acesso em: 5 dez. 2025.

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