The use of artificial intelligence in academic writing
an analysis of eductokers guidelines
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40435Keywords:
Artificial Intelligence, Academic Writing, TikTok, Communicative EcosystemAbstract
This study analyzes how TikTok users guide the use of artificial intelligence (AI) in the writing of scientific articles, considering the platform as a communicative ecosystem for teaching. The research examines digital content that combines academic and popular practices to teach academic writing, highlighting the benefits and risks of AI use. Although the guidelines acknowledge the usefulness of digital tools, they point out limitations regarding the critical and ethical use of AI, emphasizing the need for greater reflection on the impacts on intellectual autonomy and originality of texts. TikTok thus functions as a hybrid learning space where formal and informal knowledge intersect, creating opportunities and challenges for academic training. The analysis contributes to understanding contemporary communicative dynamics and their implications for digital education.
Downloads
References
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, P. L. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville, SC: Univille, 2015.
BAKTHIN, M. M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BEATRICE, A. Dica fácil e rápida para você fazer um artigo científico. TikTok. 2024. Disponível em: https://www.tiktok.com/@anabeatricerc/video/7397812078087638278. Acesso em: 16 jan. 2025.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola. 2008. 135p.
ESCRITAMESTRA. A inteligência artificial Storm resolve isso. TikTok. 2024. Disponível em: https://www.tiktok.com/@escritamestra/video/7431275024268446982. Acesso em: 16 jan. 2025.
KLEINA, C. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Curitiba, PR: IESDE BRASIL S/A, 2016.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, Bogotá, Colombia, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015.
LINARES, J. J. G.; FUENTES, M. D. C. P.; GALDAMES, I. S. Embracing the potential of artificial intelligence in education: Balancing benefits and risks. European journal of education and psychology, 2023.
MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 363–386, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/447V3NsPPCpdQNBfgGLdd8n/abstract/?lang=pt#. Acesso em 18 abr. 2024.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2009.
MARTÍN-BARBERO, J. Desafios culturais da comunicação à educação. Revista Comunicação & Educação, n. 18, p. 51-61, 30 set. 2000. Disponível em Acesso em 18 abr. 2024.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
MOTTA-ROTH, D. ESCRITURA, GÊNEROS ACADÊMICOS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Letras, [S. l.], n. 17, p. 93–110, 1998. DOI: 10.5902/2176148511501. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11501. Acesso em: 6 jun. 2025.
OLIVEIRA, L. A. de et al. Inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa da literatura. Peer review: emerging trends and key debates in undergraduate education, v. 5, n. 24, p. 248–268, 2023.
PEREIRA, R. Pesquisas no TikTok: A Rede Social de Vídeos pode se Tornar um Mecanismo de Busca?. Agência Mestre. 2024. Disponível em: https://www.agenciamestre.com/seo/tiktok-seo/. Acesso: 16 jan. 2025.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018 [1929].
ROCHA, U. Como fazer artigo no ChatGPT sem plágio em 60 segundos. TikTok. 2024. Disponível em: https://www.tiktok.com/@aursularocha/video/7423515284884966661. Acesso em: 16 jan. 2025.
SILVA, E. M. da . et al.. O que é um “bom” artigo científico? Concepções de estudantes do curso de Engenharia Elétrica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 259, p. 771–786, set. 2020.
SILVA, E. M. da.; CASTANHEIRA, M. L. Práticas de letramento acadêmico: uma análise das condições de produção da escrita em cursos de graduação. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 2-21, 2019. Disponível em:http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/download/4115/2071 Acesso em 21 mai. 2024.
XAVIER, M. M. As redes sociais digitais como acontecimentos enunciativos de interações discursivas. São Paulo: Mentes Abertas, 2023. Disponível em: https://www.academia.edu/96183499/e_Book_As_redes_sociais_digitais_como_acontecimentos_enunciativos_de_intera%C3%A7%C3%B5es_discursivas
Acesso em 14 dez. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Manassés Morais Xavier

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.
English
Español (España)
Português (Brasil)