FORMAÇÃO DOCENTE E CRÍTICA SOCIAL NAS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE E BELL HOOKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40503

Palavras-chave:

pedagogia, pensamento crítico, criticidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo uma revisão de literatura acerca do pensamento crítico e da formação docente e humana tendo como mote o pensamento crítico de Paulo Freire (1921-1997) e de bell hooks (1952-2021). Isto é, a perspectiva da pedagogia radical e engajada, no qual hooks é inspirada pelo pensamento freireano, o que nos permite refletir sobre a formação científica e o teor dessa formação. Entende-se que pensar a formação nas diversas áreas científicas, seja das humanidades, da natureza, da matemática ou das linguagens é, a priori, um lugar que envolve entender as sociedades humanas, seja no âmbito da História, da Geografia e de outras Ciências, como as Ciências Sociais (Antropologia, Sociologia e Ciência Política), que nos permite pensar criticamente as tensões e formações sociais de modo crítico e a própria formação do professional docente, tendo como mote, ainda, o enfrentamento de discursos irreais acerca da figura freireana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATEHORTÚA, Juan Velásquez. A decolonial pedagogy for teaching intersectionality. Nordic Journal of Comparative and International Education (NJCIE), v. 4, n. 1, p. 156-171, 2020.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento 2: Da Enciclopédia à Wikipédia. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2012.

CABRAL, Amilcar. Return to the Source. NYU Press, 1974.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Rev. Espaço do Currículo (online), João Pessoa, v.13, n. Especial, dez., 2020.

CORRÊA, Sérgio Roberto M. Paulo Freire: uma leitura de seu pensamento social e pedagógico crítico a partir do sul. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 47, p. 121-143, 2021.

ERAZO, Rosa Cecilia Bustos. Construcción de una pedagogía decolonial... una urgente acción humana. Revista Historia de la Educación Colombiana, v. 24, n. 24, p. 1-1, 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1º. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17º. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido / Paulo Freire. Notas: Ana Maria Araújo Freire Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros ensaios. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Editora Paz e Terra, 2014.

GIROUX, Henry. A escola crítica e a política cultural. Tradução: Dagmar M. L. Zibas, São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GONÇALVES, Josimere Serrão; FEITOSA, Maria Antonia Paixão. Descolonizar já: pontos em debates sobre o epistemicídio. Complexitas–Revista de Filosofia Temática, v. 4, n. 2, p. 40-47, 2020.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 1; edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2019.

MARIZ, Silviana Fernandes. Paulo Freire, bell hooks e a construção de uma Pedagogia feminista crítica. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 9, n. 3, 2021.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MIGNOLO, Walter. El desprendimiento: pensamiento crítico y giro descolonial. In: Interculturalidad. Descolonización del estado y del conocimiento / Catherine Walsh: Garcia Linera: Walter Mignolo – 1° ed. Buenos Aires: Del Signo, p. 9-20, 2006.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires, Argentina, Colección razón política, Ediciones del signo, Center for Global Studies and the Humanities, Duke University. 2010.

PONTES-SARAIVA, Ana Carolina Amaral; DO NASCIMENTO, Ângela Maria Borges. Interseccionando Freire: bell hooks, linguagem inclusiva e diálogo. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, v. 8, n. 1, p. 115-132, 2022.

SAID, Edward W. The text, the world, the critic. The Bulletin of the Midwest Modern Language Association, v. 8, n. 2, p. 1-23, 1975.

SANÉ, Samba. Paulo Freire e o combate ao analfabetismo na Guiné-Bissau: a campanha nacional de alfabetização e educação de adultos. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 47, p. 259-283, 2021.

SOARES, Maria Helena Silva; COSTA, Roberta Liana Damasceno. Sobre a educação como prática de liberdade: Lições e diálogos entre Paulo Freire e Bell Hooks. Kalagatos: Revista de Filosofia, v. 16, n. 2, p. 129-145, 2019.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In: El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, p. 47-62, 2007.

Downloads

Publicado

24-08-2025

Como Citar

PRADO, Kelvin. FORMAÇÃO DOCENTE E CRÍTICA SOCIAL NAS PERSPECTIVAS DE PAULO FREIRE E BELL HOOKS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 25, n. 01, p. EE05, 2025. DOI: 10.21680/1984-3879.2025v25n01ID40503. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/40503. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.