GESTÃO DA POBREZA, (RE)PRODUÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

ANÁLISE INTEGRATIVA E INSIGHTS SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31515

Palavras-chave:

Educação, Pobreza, Desigualdade social.

Resumo

RESUMO

 

Este artigo é o desdobramento de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa da literatura, cujo principal objetivo é analisar o impacto da educação como instrumento de mobilidade social, levando em conta as concepções de pobreza e desigualdade social, bem como as políticas desenvolvidas com o escopo de garantir e aperfeiçoar a educação, a exemplo da Educação Profissional e Tecnológica. A busca aos estudos sobre o tema resultou na amostra final composta de cinco artigos, obtidos por meio da plataforma SciELO, embora também tenha havido tentativas infrutíferas à base de dados Spell. Os resultados demonstraram que a relação entre a educação, pobreza e desigualdades está pautada em um debate reflexivo e crítico, no sentido de que a educação pode ser sim um elemento decisivo na superação das mazelas sociais, desde que deixe de ser um espaço de privilégios para poucos, e caminhe cada vez mais da direção do seu caráter universal. Embora o trabalho tenha encontrado resultados importantes sobre a temática discutida, algumas lacunas foram observadas nas três principais dimensões ora tratadas nesse estudo. Apontando para possibilidades de estudos voltados para os aspectos quantitativos sobre as implicações concretas da educação para superação da pobreza e da desigualdade social.

Palavras-chave: Educação. Pobreza. Desigualdade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROMILDO ALVES EPAMINONDAS, IFPI

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2015) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS INGLES pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DI PIAUI (2008). Atualmente é professor SL - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Piauí. Especialista em Docência do Ensino Superior e Supervisão Escolar e Mestrando em Gestão Pública pela UFPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, ensino de Língua Portuguesa, assim como atua na área de assessoramento pedagógico no âmbito da educação básica de nível médio no Instituto Federal do Piauí.

RAFAEL FERNANDES DE MESQUITA , IFPI

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Potiguar-UnP, com intercâmbio doutoral desenvolvido na University of British Columbia, Vancouver-Canadá, por meio do programa Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), Mestre (Unifor) e Bacharel (UFPI) em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Recursos Humanos (UNINTER), Especialista em Docência do Ensino Superior (CEUT) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos (IFPI). Professor do Instituto Federal do Piauí - IFPI-Campus Piripiri. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos Organizacionais no Nordeste - NEON", certificado pelo CNPQ. Editor Associado da Revista CONTEXTUS-UFC. Avaliador ad hoc da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)/MEC e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)/MEC. Interesse de pesquisa em identidades, gênero, diversidade e relações de trabalho, ensino e pesquisa em administração, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.

Referências

REFERÊNCIAS

ARROYO, M. G. Reafirmação das lutas pela Educação em uma sociedade desigual? Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.1098-1117, 2018.

BERTONCELO, E. Classes sociais, Cultura e educação. Novos estud. CEBRAP 35 (1) • Mar 2016.

BOTELHO, L. L. R., CUNHA, C. C. de A., & MACEDO, M. (2011). O Método Da Revisão Integrativa Nos Estudos Organizacionais. Gestão E Sociedade, 5(11), 121–136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

BLAKA, R. DE F. C; VARGAS, L.P. & MARCHEZAN, J. Ensino profissionalizante, agenda 2030 e desenvolvimento regional: uma análise do município de canoinhas-sc. Educação em Revista, Belo Horizonte|v.38, 2022.

CALDAS, M. P.; BERTERO, C. O. Teoria das Organizações - Introdução ao paradigma funcionalista – Parte II (Cap. 4 Paradigma funcionalista: desenvolvimento de teorias e institucionalismo nos anos 1980 e 1990), 2007.

CALDAS, M. P.; BERTERO, C. O. Teoria das Organizações - Parte IV (Cap. 11 Organizações como sistemas interpretativos: em busca de um modelo), 2007.

FLORES-CRESPO, P. Em busca de novas explicações sobre a relação entre educação e desigualdade: o caso da Universidade Tecnológica de Nezahualcóyotl. Educar em Revista, n. 2, set. 2017.

GARCIA, A. V. & HILLESHEIM, J. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p. 131-147, set. 2017.

MARSDEN, R.; TOWNLEY, B. Introdução: A coruja de Minerva: reflexões sobre a teoria na prática. In: CLEGG, S.R.; HARDY, C.; NORD, W.R. Handbook de Estudos Organizacionais. Volume 1. São Paulo: Atlas, 1998.

MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. & FRITZ, L. F. As relações intraorganizacionais na perspectiva da estratégia como prática social. Cad. EBAPE.BR, v. 20, nº 2, Rio de Janeiro, Mar./abr. 2022.

SOUZA, M. T., SILVA, M. D., e CARVALHO, R. (2010). Revisão integrativa: o que é? Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

SOUZA, K. C. D & Vieira, M.C. Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e108942, 2022.

THIRY-CHERQUES, H. R. Métodos estruturalistas: pesquisa em ciência de gestão. São Paulo: Atlas, 2008. (Parte VI - A crítica, a defesa e os riscos do estruturalismo, p. 96-105)

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

ALVES EPAMINONDAS, R.; FERNANDES DE MESQUITA , R. . GESTÃO DA POBREZA, (RE)PRODUÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: ANÁLISE INTEGRATIVA E INSIGHTS SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 117–133, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31515. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31515. Acesso em: 22 dez. 2024.