GESTÃO DA POBREZA, (RE)PRODUÇÃO SOCIAL E A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
ANÁLISE INTEGRATIVA E INSIGHTS SOBRE DESIGUALDADES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n1ID31515Palavras-chave:
Educação, Pobreza, Desigualdade social.Resumo
RESUMO
Este artigo é o desdobramento de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa da literatura, cujo principal objetivo é analisar o impacto da educação como instrumento de mobilidade social, levando em conta as concepções de pobreza e desigualdade social, bem como as políticas desenvolvidas com o escopo de garantir e aperfeiçoar a educação, a exemplo da Educação Profissional e Tecnológica. A busca aos estudos sobre o tema resultou na amostra final composta de cinco artigos, obtidos por meio da plataforma SciELO, embora também tenha havido tentativas infrutíferas à base de dados Spell. Os resultados demonstraram que a relação entre a educação, pobreza e desigualdades está pautada em um debate reflexivo e crítico, no sentido de que a educação pode ser sim um elemento decisivo na superação das mazelas sociais, desde que deixe de ser um espaço de privilégios para poucos, e caminhe cada vez mais da direção do seu caráter universal. Embora o trabalho tenha encontrado resultados importantes sobre a temática discutida, algumas lacunas foram observadas nas três principais dimensões ora tratadas nesse estudo. Apontando para possibilidades de estudos voltados para os aspectos quantitativos sobre as implicações concretas da educação para superação da pobreza e da desigualdade social.
Palavras-chave: Educação. Pobreza. Desigualdade social.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ARROYO, M. G. Reafirmação das lutas pela Educação em uma sociedade desigual? Educ. Soc., Campinas, v. 39, nº. 145, p.1098-1117, 2018.
BERTONCELO, E. Classes sociais, Cultura e educação. Novos estud. CEBRAP 35 (1) • Mar 2016.
BOTELHO, L. L. R., CUNHA, C. C. de A., & MACEDO, M. (2011). O Método Da Revisão Integrativa Nos Estudos Organizacionais. Gestão E Sociedade, 5(11), 121–136. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
BLAKA, R. DE F. C; VARGAS, L.P. & MARCHEZAN, J. Ensino profissionalizante, agenda 2030 e desenvolvimento regional: uma análise do município de canoinhas-sc. Educação em Revista, Belo Horizonte|v.38, 2022.
CALDAS, M. P.; BERTERO, C. O. Teoria das Organizações - Introdução ao paradigma funcionalista – Parte II (Cap. 4 Paradigma funcionalista: desenvolvimento de teorias e institucionalismo nos anos 1980 e 1990), 2007.
CALDAS, M. P.; BERTERO, C. O. Teoria das Organizações - Parte IV (Cap. 11 Organizações como sistemas interpretativos: em busca de um modelo), 2007.
FLORES-CRESPO, P. Em busca de novas explicações sobre a relação entre educação e desigualdade: o caso da Universidade Tecnológica de Nezahualcóyotl. Educar em Revista, n. 2, set. 2017.
GARCIA, A. V. & HILLESHEIM, J. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos Planos Nacionais de Educação e nos Planos Plurianuais Federais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 2, p. 131-147, set. 2017.
MARSDEN, R.; TOWNLEY, B. Introdução: A coruja de Minerva: reflexões sobre a teoria na prática. In: CLEGG, S.R.; HARDY, C.; NORD, W.R. Handbook de Estudos Organizacionais. Volume 1. São Paulo: Atlas, 1998.
MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. & FRITZ, L. F. As relações intraorganizacionais na perspectiva da estratégia como prática social. Cad. EBAPE.BR, v. 20, nº 2, Rio de Janeiro, Mar./abr. 2022.
SOUZA, M. T., SILVA, M. D., e CARVALHO, R. (2010). Revisão integrativa: o que é? Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
SOUZA, K. C. D & Vieira, M.C. Pobreza e Resiliência nas Narrativas de Educandos da EJA em Situação de Rua. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e108942, 2022.
THIRY-CHERQUES, H. R. Métodos estruturalistas: pesquisa em ciência de gestão. São Paulo: Atlas, 2008. (Parte VI - A crítica, a defesa e os riscos do estruturalismo, p. 96-105)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.